terça-feira, 19 de agosto de 2014

Como está seu coração : Aberto ou fechado ?


Toda vasilha aberta, não coberta com um pano , ficará impura. ( números 19.15)

Eu achei esse versículo muito interessante e ele me fez refletir sobre a vida. Aí você se pergunta , vasilha aberta ?O que isso tem a ver com a minha vida? Preste atenção e segue o raciocínio.

A bíblia fala muito através de parábolas por comparações , e é o que acontece aqui , no caso nesse versículo , o que é comparado é o nosso coração , a vasilha é o nosso coração. Então vamos reler o versículo de novo só que substituindo as palavras :

"Todo coração aberto , não coberto com um pano , ficará impuro "

A bíblia diz que , se o nosso coração for aberto , ficaremos impuros e não seremos santos. Já que  depois da mente, ele é a parte mais importante do corpo.

Quando a bíblia diz coração aberto , não está falando no sentido físico da coisa , mas no sentido figurado. Um coração aberto é um coração desprotegido , sujeito a ser influenciado por qualquer coisa ao seu redor , seja ela  uma boa influência ou na maioria das vezes uma má influência ( que é o que recebemos a maior parte do tempo ). Por isso vemos tantas pessoas sendo influenciadas pelo meio que estão , pois não aprenderam a blindar o seu coração.

O Rei salomão em seu âmago de sabedoria  já dizia :

" Sobre tudo que se deve guardar , guarde o seu coração . Porque é dele que  procedem as fortes de vida "     ( Provérbios 4.23 )

Não foi a toa que ele disse isso , ele já sabia que blindar o coração é uma atitude muito importante pra quem quer viver uma vida com Deus. E todo aquele que quer um compromisso com Deus , tem que levar a sério esse ensinamento , porque se não mais cedo ou mais tarde ele naufragará na fé , sendo vítima do engano do coração.

Blindamos o coração , quando não deixamos nos influenciar pelas coisas do mundo , e negamos a nossa própria carne. Pois quando deixamos as coisas do mundo entrar ficamos contaminados com ela , portanto impuros. E impuros não podem viver em comunhão com Deus , já que Ele é a pureza em pessoa.

Temos que saber quando devemos e quando não devemos abrir o nosso coração.

Tem pessoas que fazem exatamente o oposto , escancaram o coração para as coisas ruins mais quando se trata das coisas de Deus elas se tracam. Quem quer um compromisso com Deus , deve se trancar para as coisas do mundo e estar  sempre aberto para os assuntos do Pai.

As vezes você não entende porque não consegue largar o pecado , esse é motivo. Dá vasão demais para as coisas do mundo na sua vida e com isso não consegue focar no que realmente importa : Deus.

Enquanto você deixar a sua vasilha ( coração ) aberta, não alcançará jamais a sua salvação, pois tudo ao seu redor atingirá você e te fará cair.

O pano que você tem que usar para cobrir o seu coração é o Espírito Santo. Ele é o único que pode nos blindar e fechar o nosso coração para as coisas malignas.

Se você reparar bem o versículo , não basta apenas tampar a vasilha é preciso também do pano. Não adianta você usar as forças do seu braço para combater as influências contra o seu coração. Você deve contar com o pano ( Espírito Santo ) para selar a sua vasilha. Porque ainda que ela destampe o pano ainda estará lá protegendo.

Em outras palavras , ainda que por algum decuido entre alguma coisa no seu coração para sujá-lo ( ressentimento , mágoa , rancor, raiva ) , O Espírito Santo estará dentro do seu coração para limpá-lo e impedir que você fique impuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desse texto?