sábado, 29 de novembro de 2014

Fundamento de uma amizade


Ao longo desses vinte e dois anos  de jornada , minha vida mudou tanto , causando uma grande mudança em mim também. Tudo que eu julgava entender tanto na verdade eu descobri é que não sabia nada e as minhas próprias experiências me fizeram aprender e pensar diferente. E uma coisa que eu julgava tanto ser uma expert era na amizade. Eu sempre fui uma pessoa de muitos amigos , sempre gostei de galera de bagunça , daquela multidão . Então eu sempre fiz amizades muito rápido e era muito de me apegar nas pessoas. Conhecia a pessoa hoje amanha ela já era a minha melhor amiga , e era sempre assim. Com um tempo e através das decepções , fui percebendo que em uma amizade nem sempre os dois eram amigos e na maioria das vezes a amiga era só eu. Eu tinha uma necessidade tao grande de atenção que eu cobrava demais isso das pessoas , tinha um ciúme doentio dos meus amigos ao ponto de eu achar que por serem meus amigos eles não poderiam ter outros além de mim , eu tinha quer ser exclusiva , tinha que ser a mais querida , a mais amada , mais requisitada , afinal eles era amigos neh e amigos servem pra isso. Engano meu , hoje eu sei que em todo momento eu estive errada , eu me dava demais para as pessoas e quando não recebia em troca o que eu julgava merecer me decepcionava.

É como se eu achasse que o mundo girasse em torno de mim , eu era o sol e os meus amigos os planetas ao meu redor .era uma mistura de egoísmo , com carência que ao passo que eu queria ser a mais querida , rastejava por um lugar nem que seja na casinha do cachorro na vida dos meus amigos. O meu erro é que eu sempre fui muito dependente , achava que não poderia ser feliz sem amigos , que se eu não me humilhasse pela amizade das pessoas eu seria sozinha e solitária pelo resto da minha vida. Pura balela.  Os meus medos me venciam , e como eu tinha esse defeito de fabrica rs sempre me dava mal e minha amizades nunca duravam. Quantas vezes eu me calei diante de uma situação que eu não concordei , como medo de perder a amizade. Eu me dava porque queria ser a melhor amiga que aquela pessoa já teve , e cobrava porque não recebia isso em troca.
Pra mim ser amigo era estar vinte e quatro horas ao lado de alguém, e se  não tivesse não existia amizade. Graças a Deus eu mudei e percebi o quão errada eu estava.

Amizade não é uma troca de interesses, e sim uma ajuda mútua entre ambos. É um acrescentando na vida do outro. Eu errava quando achava que meus amigos tinham que me corresponder da maneira q eu queria , pura ilusão! Não lidamos com bonecos mais sim com pessoas que tem a sua essência diferente. Não é porque um amigo não esta tão presente como você gostaria que ele não ta nem ai pra você , cada um ama e corresponde com aquilo que pode. Ás vezes o pouco de alguém para nós, pode estar sendo um grande sacrifício para aquela pessoa.

Quando eu percebi que não era o centro das atenções , e percebi que cada um tinha a sua vida e com ela várias responsabilidades , entendi que não podemos ser um fardo na vida de um amigo ,cercando -o de cobranças , mas sim um porto seguro que o ajude nos momentos difíceis de sua vida. As vezes você se frustra tanto com seus amigos e acaba deixando uma linda amizade por puro egoismo. Acho que o principal fundamento de uma amizade é você dar sem exigir nada em troca , dar simplesmente porque ama aquele amigo e ainda que ele não te  dê na mesma proporção, você será feliz por poder ajuda-lo.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Tempo certo


De repente você se pega pensando na vida , e pensando em todos os pedidos que um dia você já fez a Deus , acaba percebendo que ainda existem muitos que Ele não atendeu. Você para e olha a vida das pessoas a sua volta , e vê elas recebendo tudo que pedem ( ou pelo menos quase tudo ) . Aí você começa a pensar : Será que Deus não quer me responder ou simplesmente não ouviu meu pedido? Então começa a se questionar , tentando descobrir o que você poderia estar fazendo de errado , procura aqui , vasculha ali , dá uma revirada na sua vida toda, tentando achar pelo menos um errinho que justifique a não resposta de Deus a alguns de seus pedidos. Mas felizmente ( ou infelizmente pra você no momento ) não encontra nada. Então você fica  tentando entender , afinal porque Deus não   te responde. Será que você não é de Deus ? Será que as pessoas que são respondidas constantemente são melhores que você? Fazem mais propósitos que você ou dão ofertas maiores que você ? Na sua cabeça passa vários pensamentos , mas mesmo assim não chega a uma conclusão final.

Você não é a primeira pessoa a passar por isso e nem muito menos será a última. Dias e mais dias , pessoas se perguntam porque Deus não resolveram suas causas , problemas , mazelas , ou até mesmo porque Ele permitiu elas passarem por tantos sofrimentos na vida. Mas a resposta é simples: Tudo é no tempo de Deus.

Eu sei que agora  você deve ter torcido o nariz ou feito uma cara muito feia  , quando ouviu essa frase final que eu disse , que por já  ter ouvido ela inúmeras  vezes , parece que já virou um clichê na sua vida. Só parece mais não é. Isso é o que a palavra de Deus diz , que tudo tem a sua hora e tempo determinado para acontecer.

Umas das passagens bíblicas que eu mais gostava quando eu era criança , era exatamente a que falava sobre isso , em Eclesiastes  3 , o título é exatamente esse : Tempo para tudo. Ela dá uma moral , de como tudo em nossa vida é como se fosse um relógio programado nas mãos de Deus. Que Ele programou e depois quebrou o pino e não tem como desprogramar mais , tem que acontecer exatamente do jeito que está programado. É uma sequência , a medida que o tempo passa as coisas vão acontecendo.

Mas a nossa natureza ansiosa não tá nem aí para isso , e quer as coisas no nosso tempo. Esse é o grande problema , pelo qual muitas pessoas vivem frustradas por acharem que nunca vão conseguir o que querem .

Eu sei que é difícil falar para uma mulher que já está chegando aos seus quase trinta anos , que no tempo certo Deus vai abençoá-la com um homem de Deus , ou dizer a uma pessoa que tem câncer e sofre de dores horríveis que no momento certo Deus vai dá o escape a ela. São situações difíceis que só sabe quem está vivendo. Mas uma coisa que posso afirmar, é que  Deus não nos dá nada maior do que possamos carregar , assim como está escrito:

" Não vos sobreveio tentação que não fosse humana, mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, pelo contrário , juntamente com a tentação , vos proverá livramento de sortes que a possa suportar." ( 1 Coríntios 10.13 )  

Deus cuida de nós a todo tempo e se ele ainda não nos respondeu é porque não chegou a hora . Nós vemos o hoje, e Ele vê o amanhã. Podemos até achar que precisamos muito do que pedimos a Deus agora , mas Ele sabe que se der, lá na frente não vai ser bom pra gente , ou vamos perder a benção por imaturidade ou o diabo vai usar a benção para nos afastar de Deus. Ele prefere um filho "emburrado" por não receber o que pediu , do que uma criatura no inferno por achar que a benção era maior do que o abençoador.

Se você está passando por uma situação difícil e não consegue entender o porque que Deus não te ajuda ou até pensa que Ele te abandonou. Lembre-se que assim como diz a sua palavra , junto com a situação difícil também vem a força para passar por ela. Você é forte! Não se esqueça disso!

Não fique se questionando querendo saber o porque de muitas coisas em sua vida não fazerem o menor sentido. O que Deus pede nesse momento a você , é para confiar. A vida não é um sorteio onde você aguarda ansiosamente para ver se saiu o seu nome para ganhar seu prêmio. Deus já disse que vai te dá , não tá deixando de te responder para te testar não. Ele apenas está moldando seu caráter , te fortalecendo e te preparando , para quando chegar o tempo certo você venha ter a felicidade completa , que é desfrutar da benção ao lado Dele , e não pela metade e acabar perdendo a salvação.

Tenha paciência e Fé. As vezes o que você quer , não chegar nem perto do que Deus está preparando para você porque :

" Nem olhos viram , nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam" ( 1 Coríntios 2.9 ) 

Deus não demora , Ele capricha! Por que tudo que Ele faz é perfeito! E a Sua vontade é boa e agradável a nós!

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

A falsa consciência limpa

Algum tempo atrás eu ouvi uma pregação que mexeu muito comigo. Falava sobre o perigo da  consciência limpa. Afinal , quem nunca disse aquela velha e tradicional frase "EU ESTOU COM A MINHA CONSCIÊNCIA LIMPA!"? Acredito que todo mundo na vida , deve ter dito essa frase pelo menos uma vez.( Eu já disse no mínimos umas duzentas )  Mas o que nunca paramos para pensar foi o que teria por trás dessa frase, qual seria o seu real significado.

 Mas o  que queremos dizer com essa  expressão ? Eu costumava sempre falar essa frase após alguma coisa que aconteceu para demonstrar que não havia ficado com ressentimento , culpa, mágoa ou qualquer outra coisa que possa ter me marcado através do fato ocorrido. Até aí tudo bem , mas essa frase deixa de se tornar normal quando você vê no noticiário um policial que mata uma pessoa sem motivo dizendo que está com a consciência limpa , ou quando você deixa de fazer o que é certo e mesmo assim se mantém com a consciência limpa. Só existe uma explicação pra isso : A falsa sensação de bem estar que o diabo coloca dentro da pessoa.

É muito comum você vê situações em que um traficante vai lá , mata , tortura , rouba e depois vai para uma festa se divertir , ele não está com a consciência limpa? Ou uma pessoa peca , acaba caindo em tentação e mesmo assim mantém a consciência limpa.

O diabo usa isso , para privar a pessoa do arrependimento. Ele coloca uma sensação de bem estar tão forte ao ponto que a pessoa nem consegue mais ouvir a voz da sua consciência ainda que ela esteja usando um megafone. A nossa consciência acredito eu ,  que foi um presente de Deus para nos guiar. Para para reparar só , toda vez que você vai fazer algo imoral , ou que condene a sua conduta você não fica com um peso na consciência? Não tem essa , isso é inevitável , pessoas até cometem suicídios por não aguentarem ouvir a cobrança incansável de sua própria consciência. Não foi isso que aconteceu com Judas ? Ficou tão perturbado por ter entregue o Senhor Jesus , que o diabo se aproveitou e o levou ao suicídio.Vemos que isso é uma coisa muito séria, o diabo não quer que sejamos salvos , por isso faz de tudo para perdermos a nossa salvação também.

Por isso  toda vez que você for dizer essa frase , vigie. Para e pense e veja se não é o diabo que está colocando a falsa consciência limpa , para te privar do arrependimento e consequentemente o perdão de Jesus. Assim como já dizia Paulo:

" Por isso também me esforço por ter sempre consciência pura diante de Deus e dos homens " (Atos 24.16)

Mantenha sempre a boa consciência e se alguma coisa te acusa nesse exato momento , peça perdão a Deus , que esse peso e essa acusação sumirá totalmente. Não se engane com a " Falsa consciência pura" , o diabo quer te confundir e fazer você pecar. Seja mais espero que ele!

Obs: Um segredo para quando tiver dúvida se o que vai fazer é certo ou não , olhe para sua consciência , se ela dói , não vai pois futuramente ela te condenará .


terça-feira, 25 de novembro de 2014

A primeira vez



Lembra da primeira vez que caiu de bicicleta ? E da primeira vez que seus pais te deixaram sair sozinho ? Da primeira vez que foi cinema ? E da primeira vez que chegou a escola ?

É são muitas lembranças não ? Já que pra tudo na vida existe uma primeira vez. Mas quando digo tudo , é tudo mesmo. Existem aquelas coisas que você faz a primeira e última vez , como quando você come uma comida muito ruim ( dobradinha risos ) e existem aquelas coisas que você se apaixona e não quer mais parar de fazer , como qualquer hobby que você tenha adquirido um dia em seu cotidiano. Mas uma coisa incomum nessa primeira vez , é que ela se torna inesquecível e dificilmente você esquece daquele momento , seja ele bom ou ruim.

Eu me lembro da primeira vez que participei da Santa Ceia , sempre quis participar na verdade , mas não podia por ser criança. Mas depois que me batizei o pastor me liberou. Lembro como se fosse hoje a alegria que senti exatamente naquele momento , algo difícil de esquecer. Lembro da minha primeira fogueira Santa , quando vendi a minha bicicleta para sacrificar a Deus , lembro exatamente o quanto doeu. Lembro da primeira vez que senti a presença de Deus de verdade , da primeira vez que falei em líguas, da primeira vez que trabalhei na obra como obreira, da primeira vez que evangelizei uma pessoa , enfim me lembro de muitas coisas que me marcaram muito até hoje.

Mas o que tem de especial em uma primeira vez ? A essência dela , é que você está experimentando uma coisa nova que você não tem ideia de como seja, então não traz consigo traumas , receios e nem muito menos pré opiniões sobre aquilo, já que não faz ideia do que se trata.

O grande problema de cada um de nós , é que ao passar do tempo deixamos essa essência se perder em nossa vida. Passamos a olhar tudo a nossa volta de forma natural e achamos que já entendemos de tudo um pouco. É aí que mora o perigo. Quando perdemos a essência da primeira vez , nos sentimos maduros o suficiente para fazermos as nossas próprias escolhas , além de nos tornarmos uma caixa cheia de pré - conceitos concebidos no passado.

Aí está o problema de muitos terem uma vida frustrada sem nem mesmo saber porque. Não conseguem ver mais a santidade que viam antes em uma busca , ou numa Ceia , não sente mais o desejo de ajudar as pessoas , não leem mais a bíblia , tudo porque já sabem . Perderam a essência da primeira vez , perderam o primeiro amor.

Todo vez que participo de uma Santa Ceia , me lembro exatamente do que vivi na minha primeira vez e revivo tudo de novo. E assim em tudo que faço na minha vida. O maior problema dos relacionamentos hoje em dia é o cônjuge esquecer de quando viu aquela pessoa pela primeira vez , se esquecer do que o fez gostar dela, e passar a olhar apenas para os defeitos que ora não importava , mas agora passou a fazer todo sentido. Uma pessoa se esfria na fé , por achar que por ter um certo tempo na igreja já sabe de tudo , quando ouve uma passagem na bíblia que já leu não dá a devida importância. Um obreiro perde o amor pelas almas e pela obra porque esquece da primeira vez que ouviu o chamado de Deus pulsando dentro do seu ser e do dia que ele O chamou para fazer a sua obra.

Nunca é tarde para recuperar essa essência , basta apenas querer. Se você percebe que na sua vida as coisas de repente ficaram chatas e sem graça , é porque já perdeu a essência. Comece a partir de hoje a fazer tudo como se fosse a primeira vez , não importa se já fez cinquenta mil buscas e orações , faça como se fosse a primeira , não importa se tem 37 anos de obra , trabalhe na reunião como se fosse seu primeiro dia , não importa se você tem 20, 30 ou 50 anos de casado , olhe para o seu parceiro (a) e o ame como se fosse a primeira vez. Você vai ver como verá tudo com outro olhos a partir de então e se tornará uma pessoa muito mais feliz.