quinta-feira, 11 de junho de 2015

Como ser aceito e superar uma rejeição


Nós enquanto humanos já nascemos com o desejo imenso de ser aceito. Quando recém-nascidos queremos ser aceitos no colo quentinho de nossa mãe, quando crianças , queremos a atenção completa de nossos pais, quando adolescentes , queremos ser aceito na escola por todos e também em nosso grupo de convívio , e quando jovens e consequentemente adultos ,  sonhamos e almejamos que todos nos aceitem como somos , nossos sonhos , projetos.. No trabalho queremos que aceitem todas as nossas ideias , em casa queremos que nossos pais aceitem tudo aquilo que queremos fazer , em nossa vida afetiva queremos sempre que nossos amigos nos aceitem e quando chega aquela etapa em que nos interessamos por alguém , tudo que queremos também é ser aceito por essa pessoa.

Todo mundo almeja isso, estando consciente disso ou não.
Mas quem vai ser aceito e quem não vai ? Tudo isso vai depender de como a própria pessoa se vê. Todo mundo quer ser aceito , mas nem todo mundo consegue se aceitar. Isso é um fato. E quem não se aceita , dificilmente poderá ser aceito pelas pessoas que estão a sua volta.
Ainda existe aqueles casos peculiares , que a pessoa começa a fazer um monte de besteira, pensando assim que com isso ela será aceita. Mas apenas está se enganando.
Jacó tinha o sonho de ser aceito pelo seu pai como primogênito , então trapaceando tirou esse direito de seu irmão, e como conseqüência teve que sair fugido como um forasteiro e ainda teve que trabalhar 14 anos pela mulher que amava , pois seu sogro o enganou.
Sara queria ser aceita por Abrãao gerando um filho dele , como era estéril deu sua serva para que pudesse realizar seu sonho, lá na frente passou por dificuldades pois sua serva e o meio irmão de Isaque não aceitaram mais ser submissos a ela.
Davi quando pecou com bate seba , não queria ser rejeitado pelo povo de Israel , então cometeu homicídio casando-se com a viúva do falecido. Como conseqüência teve a morte da criança que ela esperava e ainda brigas e facções dentro da própria casa, levando a morte de outros filhos.
Safira mulher de Ananias , querendo ser aceita pelo esposo concordou em reter parte do valor do terreno vendido ,e como conseqüência morreu junto com ele.
Pedro querendo ser aceito pela multidão , negou a Jesus três vezes e como conseqüência levou a dor de ter rejeitado o Senhor Jesus mesmo sendo discípulo.
Todas essas pessoas que citei, foram grandes homens e mulheres de Deus, mas não sabendo lidar com a rejeição das pessoas , cometeram erros gravíssimos colhendo drásticas conseqüências. Pois no fundo mesmo , não se aceitavam.
Mas afinal como ser aceito? Você é aceito quando você mesmo se aceita , e sabe usar as suas qualidades para ser aceito pelas pessoas que estão a sua volta.
Não ceda aquilo que é importante para você , por uma noite , para o seu namorado para ser aceita por ele. Nem muito menos se humilhe e se desvalorize por ninguém. É certo que nem todos vão te aceitar. Mas qual é o problema , quer pessoa mais rejeitada do que o Senhor Jesus?
Por isso não destrua seu mundo se alguém que você tanto gostava não te aceitou, ou que seu círculo de amigos é pequeno , porque nem todos gostam do seu jeito de ser.
O correto é que todo mundo ao menos na vida vai sofrer alguma rejeição, seja por amigos , um amor não correspondido ou até menos pela própria família. Eu sei que são situações bem difíceis de passar , rejeição é uma dor muito grande , que ninguém quer passar na vida.
Mas esteja certo de uma coisa , se hoje você está se sentindo rejeitado , quero te dizer que existe alguém que jamais em hipótese alguma vai te rejeitar. Busque a Deus  e deixe que o seu grande amor faça essa dor parar.
O segredo para ser aceito na verdade é focar naquilo que você tem de melhor e principalmente aceitar. Jamais saia por ai fazendo besteira apenas para ter aceitação de todos a sua volta.

E se mesmo assim sofrer alguma rejeição? Vá para os braços do único que jamais te rejeitará. E jamais deixe que esta destrua o seu mundo, pois o melhor Deus tem para você e sempre terá. 

terça-feira, 2 de junho de 2015

Afinal , de quem realmente é a culpa?


Problemas, problemas e mais problemas. E sua vida apenas se resume  nisso e mais nada. O pior é que mesmo tentando muito, você não consegue resolver um pelo menos. E ainda que saiba que Deus está do seu lado e que é capaz de resolver todos os seus problemas, por tanto tentar e não achar saída, acaba por vezes O questionando pelo porquê de tudo está tão errado na sua vida.
Talvez essa seja a sua situação nesse momento , anda tão assoberbado que já não consegue mais crer no impossível e crer que Deus realmente está contigo, por isso que você O questiona.
Mas vamos a origem de todas as coisas. Quem criou o problema que você está vivendo? Foi você ou Deus? Vamos supor que o seu problema seja dividas, está todo endividado, juros e mais juros correndo, e a dívida só aumentando e você não consegue pagar.  Quem fez a dívida? Você ou Deus? É claro que foi você , ainda que tenha sido pelos motivos que você julgava ser certo , foi você que as fez , e a conseqüência toda é o aperto e constrangimentos que você tem passado. E se o seu problema está sendo no casamento , brigas constante, seu esposo te trai , te agride e a situação está insuportável. Quem se casou com ele , foi você ou Deus que te obrigou a fazer isso? É claro que foi você. Preferiu ignorar os péssimos sinais que ele dava quando namoravam e agora colhe as conseqüências.
Não estou te falando isso para te deixar culpado pela situação que está vivendo. O que quero que entenda é que Deus não tem nada a ver com os seus problemas, não foi Ele que deu eles a você, você adquiriu fazendo escolhas erradas. Logo não tem porquê você esbravejar , se jogar no chão ou até mesmo culpar a Deus por tudo que está vivendo , porque a culpa na verdade é sua e não dEle. E nunca será dEle.
Talvez esse seja o motivo pelo qual tantas pessoas vivem dando murro em ponta de faca, e não acham a solução que tanto precisam. Porque não conseguem reconhecer que na verdade o verdadeiro culpado de tudo isso são elas mesmas. Preferem se ausentar de toda a responsabilidade e jogar a culpa em cima de terceiros.
Hoje Deus está te dando a oportunidade de fazer tudo diferente. O que Ele mais gosta de nós e quando demonstramos dependência absoluta dEle. Então decida fazer diferente a partir de agora, seja humilde e assuma que a culpa de tudo isso que está vivendo é sua. Reconheça isso pra Ele , peça ajuda , e com isso é impossível você não obter respostas, pois Ele mesmo disse:

“Reconhece o SENHOR em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas.” ( Provérbios 3.6 )

E mais :

“E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás. (Salmos 50:15)


Quem está na fé é proibido questionar! Reconheça, confie e verás o extraordinário em sua vida!


segunda-feira, 1 de junho de 2015

Todo cristão deveria ler

43

Um escritor húngaro explicou a existência do Deus invisível com uma ótima analogia:

No ventre de uma mãe havia dois bebês. Um perguntou ao outro: “Você acredita em vida após o parto?”
O outro respondeu: “É claro. Tem que haver algo após o parto. Talvez nós estamos aqui para nos preparar para o que virá mais tarde.”
“Bobagem”, disse o primeiro. “Não há vida após o parto. Que tipo de vida seria essa?”
O segundo disse, “Eu não sei, mas haverá mais luz do que aqui. Talvez vamos poder andar com as nossas pernas e comer com nossas bocas. Talvez teremos outros sentidos que não podemos entender agora.”
O primeiro respondeu: “Isso é um absurdo. Andar é impossível. E comer com a boca? Ridículo! O cordão umbilical nos fornece nutrição e tudo o que precisamos. Mas o cordão umbilical é muito curto. A vida após o parto logicamente está fora de questão.”
O segundo insistiu, “Bem, eu acho que há alguma coisa, e talvez seja diferente do que é aqui. Talvez a gente não vai precisar mais deste tubo físico.”
O primeiro respondeu: “Bobagem. E além disso, se há mesmo vida após o parto, então por que ninguém jamais voltou de lá? O parto é o fim da vida, e no pós-parto não há nada além de escuridão e silêncio e esquecimento. Ele não nos leva a lugar nenhum.”
“Bem, eu não sei”, disse o segundo, “mas certamente vamos encontrar a Mãe e ela vai cuidar de nós.”
O primeiro respondeu: “Mãe? Você realmente acredita em Mãe? Isso é ridículo. Se a Mãe existe, então onde ela está agora?”
O segundo disse: “Ela está ao nosso redor. Estamos cercados por ela. Nós somos dela. É nela que vivemos. Sem ela este mundo não seria e não poderia existir.”
Disse o primeiro: “Bem, eu não posso vê-la, então é lógico que ela não existe.”
Ao que o segundo respondeu: “Às vezes, quando você está em silêncio, se você se concentrar e realmente ouvir, você pode perceber a presença dela, e pode ouvir sua voz amorosa, lá de cima.”
– Útmutató a Léleknek

Fonte: Blog  Bispo Renato Cardoso