sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

O verdadeiro significado do sacrifício


Semana passada estava vendo um filme que falou comigo. Dezesseis luas é o nome, não que ele seja um filme fantástico e passe uma linda mensagem. Não mesmo! Na verdade o filme é horrível rs (na minha opnião)  Mas o tema do final e as  "quase " palavras de encerramento me chamaram atenção. E falavam o seguinte: 

"O Sacrifício não é uma palavra atual, as pessoas ouvem a palavra sacrifício e ficam com medo de que alguma coisa vai ser tirada delas, ou que tenham que perder uma coisa sem a qual acham que não podem viver... Sacrifício para eles significa perda, no mundo que nos ensina que podemos ter tudo. Mas acredito que o verdadeiro sacrifício é uma vitória. Porque isso pede ao nosso livre arbítrio para desistir de alguma coisa ou alguém, pelo que amamos  mais do que a nós mesmos. Tem seu risco, o sacrifício não tira a dor da perda, mas vai vencer a batalha contra a amargura, que não nos deixa  aproveitar tudo de valor que temos na vida"  

Sinceramente, essa foi a melhor definição de sacrifício que eu já ouvi em toda a minha vida. Se eu acabasse de escrever nesse exato momento nesse parágrafo, já seria o bastante. Mas detalhando um pouco mais vamos prosseguir. 

Observe os trechos destacados: 

"não é uma palavra atual"  "medo" 'tirada" "perder" "significa perda" "o verdadeiro sacrifício é uma vitória" "amamos mais do que a nós mesmos" Não tira a dor da perda" "vencer a batalha" 

Essas são as palavras chaves para a definição de sacrifício , que podem mudar ou não a sua vida. 

Não é uma palavra atual: tudo que o diabo quer que você pense e faz questão de usar as pessoas para te dizer isso, é que o sacrificio não é necessário, não é atual , é coisa do passado. "Jesus já sacrificou por você, isso já garante a salvação" , " não existe nada no novo testamento falando sobre sacrificio", " Somos salvos pela graça, Deus é misericordioso" , esses são apenas exemplos de frases usadas por pessoas para te enganar a respeito do sacrificio. Ele é tão necessário como você se alimentar todos os dias, é impossível receber algo de Deus sem você sacrificar. Na vida natural é assim , se você não se sacrificar tendo que trabalhar todo dia , acordando cedo , pegando ônibus lotado , você não tem dinheiro para sobreviver. Se você tem colesterol alto ou diabete e não faz o sacrificio de deixar de comer coisas do seu agrado para que sua saúde estabilize , você vai acabar morrendo. Tudo exige sacrificio, 

Medo: esse é um dos principais agentes para que as pessoas odeiem o sacrificio com todas as suas forças. O medo do que acontecerá depois do sacrificio é o que impede as pessoas de ir em frente e ver o que acontecerá. Preferem se apoiar no que estão vendo , do que apostar no algo a mais que tanto querem. 

 Perder, perda: Ninguém quer perder , todo mundo quer ganhar. O mundo nos ensina que perder é uma coisa ruim e não trás nada de bom. Os anúncios dizem não perca tempo, a propaganda na tv diz nao perca as as maiores ofertas, o jornal anuncia nao perca as ultimas noticias, e assim as pessoas vao sendo programadas somente para ganhar. Por isso veem o sacrifício, nao como uma forma de conquistar algo maior, mas como um modo delas perderem algo. Só visam o lado da perda e não do benefício. 

O verdadeiro sacrificio é uma vitoria: um sacrificio qualquer nao lhe proporciona vitoria, as maiores conquistas requerem os maiores sacrificios. É só verdadeiro o sacrifício que dói dentro da sua alma.

Amamos mais do que nós mesmos: só há um tipo de pessoa capaz de sacrificar a sua vida , ou qualquer coisa que possui por algo de Deus: aquela que O ama muito mais do que a si mesma. Se você não ama o Deus o bastante , mas do que qualquer coisa nesse mundo, você nunca terá coragem de obedecer e sacrificar.

Não tira a dor da perda, vencer a batalha: é impossível sacrificar e não sentir dor , na verdade acho que a palavra dor seja até um possível sinônimo de sacrifício. Mas todo aquele que sacrifica vence a si mesmo, a situação e conquista algo muito maior do que podia imaginar. 

Enquanto você continuar achando que a oferta é maior que o altar que a santifica , sua vida nunca vai sair do lugar. Enquanto não tiver disposto a sacrificar as suas vontades em prol da salvação da sua alma , você nunca vai ser salvo.

O maior sacrifício de todos os tempos foi feito por Jesus. Ele teve medo, mas não deixou que isso viesse a dominá-lo. Ele sabia que ia perder, mas focou em algo maior que iria receber. Amava a Deus mais do que a Ele mesmo, por isso aceitou o sua missão sacrificial e venceu a batalha contra todo o inferno nos dando o maior presente de todos os tempos: a nossa salvação!

Se Ele não se poupou e entendeu que tinha que sacrificar, quem somos nós para rejeitar isso.

“Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida.” (Apocalipse 12.11 )