segunda-feira, 25 de julho de 2016

Felicidade independente



Se um dia , alguém conseguisse juntar uma multidão , com diferentes tipos de pessoas : pastores, padres, empresários , engenheiros , médicos, pobres , ricos , jovens , homens , mulheres , políticos.... Enfim pessoas com vidas totalmente distintas e opostas entre si , e perguntasse a todos em uma só voz , quem gostaria de ser feliz , o que você acha que aconteceria ? Com certeza todos diriam que sim em alto e bom som , Porque independente de profissão, condição física , posição social ou religião , o que todas as pessoas querem de fato é ser feliz .

Mas o que é ser feliz para você ? A felicidade tem significado distintos para cada pessoa . Uns acham que ser feliz é ter dinheiro , outros priorizam ter uma família unida , outros até mesmo julgam que ser feliz é ter alguém que o ame , um namorado  (a) ou esposo (a)  do jeito que sempre sonhou , e outros tantos fazem de seus amigos o motivo de sua felicidade.

Não vou dizer que as coisas citadas acima , não fazem parte de uma vida feliz. Pois é claro que fazem! Mas na verdade não constituem a essência da felicidade , apenas acrescentam . E isso muita das vezes é o motivo que te faz infeliz hoje.

O problema é que quando se pensa dessa forma , está baseando sua felicidade pessoal  em pessoas , coisas e situações que estão a sua volta. E assim toda vez que acontece algo que prejudica aquilo que você julga ser a sua felicidade , você se frustra e se sente a pessoa mais infeliz da face da terra.

Porque a sua felicidade é dependente , depende te tudo que acontece a sua volta.

Quando na verdade  sua felicidade deve vir de você mesmo , tem que ser independente do que você tem ou do que você faz , ela é algo pessoal dada pelo próprio Deus para nos fazer bem.

“ Por esse motivo , por amor de Cristo , posso ser feliz nas fraquezas , nas ofensas, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Porquanto quando estou enfraquecido é que sou forte’ ( 2 Coríntios 12.10 )

Assim como disse o apóstolo Paulo, o amor de Deus é o que nos alegra e que nos dá força. Lendo esse versículos , muitos podem dizer que é loucura se alegrar com angústias e perseguições , mas porque não entendem que a verdadeira felicidade ela vem de dentro e nada que aconteça no meio externo pode mudar.

E se não buscarmos a Deus, não focarmos e voltarmos todos os nossos objetivos para Ele . Seremos dependente do amor das pessoas para ser feliz , o que é totalmente imprudente , pois o amor humano é falho e enquanto vivermos nessa terra vai nos decepcionar. Mas o amor de Deus é perfeito e nenhum amor por maior que seja supre a necessidade que temos do amor somente Dele.

As vezes você imagina que se sua família fosse perfeita , se tivesse amigos que te apoiassem em tudo, um namorado ( a) do jeito que sempre quis , uma boa quantia em dinheiro no banco, você seria feliz. Mas é aí que você se engana , porque um dia tudo isso que você tanto prioriza hoje  vai passar e quando passar vai perceber que correu atrás do vento.

“ Não me neguei nada que os meus olhos desejaram, não me recusei a dar prazer algum ao meu coração. Na verdade eu me alegrei em todo o m eu trabalho e essa foi a recompensa de todo o meu esforço. Contudo quando avaliei tudo o que minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçava para realizar , percebi que tudo foi inútil , foi correr atrás do vento, não há qualquer proveito do que se faz debaixo do sol. “ ( Eclesiastes 2.10-11 )

Quem falou esses palavras acima foi um homem chamado Salomão, aparentemente ele foi o cara mais feliz de todo universo. Foi o rei mais sábio e mais rico que já existiu. Pessoas de todo o mundo iam visitar o seu palácio para pedir conselhos. Sua riqueza era infinita , e a bíblia cita que até o fim dos tempos não haverá ninguém mais rico e sábio que ele. Teve mil mulheres ( entre esposas e concubinas ). Construiu a casa de Deus , o tão famoso Templo de Salomão ( conhecido até hoje ) , enfim aparentemente não lhe faltava nada . Mas contudo no final de sua vida percebeu que tudo isso foi vaidade , que correu tanto atrás do que ele achava que precisava e não priorizou Deus em sua vida , que na verdade era a única coisa que realmente importava.

O que eu quero dizer é que mesmo que você tenha tudo que acha que precisa , que seu coração almeja muito nesse momento , lá na frente ainda não será uma pessoa realizada e feliz se não tiver Deus em sua vida.
Então , ao invés de focar naquilo que você ainda não tem ( mas que se tiver fé e se esforçar por isso um dia terá ),  foque naquilo que você tem hoje : Deus e a oportunidade de ser salvo por ele!

Deus é a perspectiva que no fim tudo dará certo. Decida se entregar a Ele , e mais que isso , decida confiar nEle de fato. Pois só assim será feliz e realizado e perceberá que a felicidade não está naquilo que você possui mais sim dentro de você.

E conhecerá a verdadeira felicidade independente , aquela que existe independentemente do que esteja acontecendo a sua volta.