sábado, 14 de janeiro de 2017

Expectativas exageradas



Bem , estamos na segunda semana do novo ano, mas ainda é muito recente a virada de ano e me lembro assim como você perfeitamente desse dia. Não sei você, mas eu passei no melhor lugar do mundo: na Casa de Deus, talvez onde tenha passado também o considere assim. Mas não quero discutir aqui qual o melhor lugar , mas usar esse dia de exemplo para que entenda onde quero chegar. Mas porque se lembrar da virada ? Porque assim como eu, acredito que grande parte das pessoas depositam imensas expectativas para esse dia com tantos significados. São muitos preparativos: roupa, cabelo, com quem vamos estar, onde vamos estar , sapato, maquiagem, o que vamos comer na ceia ... E fora os preparativos mentais também : procurar ser uma nova pessoa no próximo ano, procurar um novo emprego, se dedicar mais aos estudos, a carreira, arrumar um namorado ( projeto mozão rs ), casar, ter um filho ... Enfim são muitas expectativas misturadas ao mesmo tempo, e vamos para aquela noite tão ansiosos como se ela carregasse alguma magia que poderá mudar a nossa vida em um piscar de olhos.

Só esquecendo que isso é totalmente impossível, pois a mudança não acontece da noite para o dia , ela é gradual e o responsável por ela somos nós. E essas expectativas exageradas que geramos são a receita certa para a frustração.


Se você observar somos assim para tudo: geramos expectativas para uma festa , para um primeiro encontro , para nosso aniversario, natal, feriado, primeiro dia na faculdade/escola , ate para uma ligação telefônica ! E com isso sempre esperamos que tudo saia de acordo com o que planejamos, que venha de encontro as nossas expectativas, mas como raramente isso acontece, pouco a pouco vai morrendo algo dentro da gente.

Falando um pouco de mim, eu sempre fui uma pessoa de altas expectativas para tudo ( ainda sou ) , e o meu aniversario era sempre o ápice de tudo. Como sempre busquei valorizar todos os meus amigos e dar o melhor para cada um nos seus aniversários, sempre esperava que fariam algo por mim no meu . Então contava mês a mês, dia a dia, o dia mais esperado da minha vida. E por eu esperar tanto de todos ao meu redor , não recebia nada, então mais um ano eu me frustrava, chorava, me sentia mau amada e que ninguém gostava de mim. Briguei feio com muitos amigos diversas vezes, ate de ficar sem falar por um tempo, por esquecerem o meu aniversario. Mas todo ano era a mesma coisa, sempre fazia igual, e a cada quebra de expectativas que eu tinha, a alegria do meu dia favorito ia sumindo, ate que chegou um tempo que eu não gostava mais desse dia, pois só me trazia tristeza e frustração. Ate que eu percebi então ,que não importava o que acontecesse, quem lembrasse de mim ou não , quem estivesse comigo ou quem não estivesse , nada podia mudar a graça de ter mais um ano de vida, por isso parei de criar expectativas irreais e não esperar nada , e foi ai que eu comecei a receber de uma forma como nunca recebi a anos.
Não quero dizer que é errado criar expectativas, ate porque é impossível na condição de humanos não tê-las. Mas não é agradável para nós  quando exagerados nelas. No ano novo sem perceber acabei cometendo o mesmo erro e me frustrando pela quebra de expectativas. E não foi uma situação agradável.

Por isso queria te dar um Conselho, para que decida não se deixar guiar por suas expectativas , se anime sim para um evento esperado, se planeje, mas não exagere nas expectativas , pois se acontecer tudo ao contrario do que esperava, você vai conseguir rir da situação.



Não deixe pouco a pouco os seus sonhos e projetos morrerem dentro de você por uma quebra de expectativas. Pois não é porque você não conquistou hoje o que queria que amanha não possa conquistar. Se tudo deu errado no dia mais esperado da sua vida, ao invés de se frustrar sorria, porque na próxima vai dar certo. Não morra aos poucos, se renove  a cada dia , sabendo que o melhor a de vir, não importa o dia , a hora ou o tempo, o que importa é que vai vir. Não deixe que sua alegria dependa de momentos e de expectativas a serem alcançadas, porque tudo isso passa é a emoção,  e ela é uma montanha russa que hora te põe la em cima e hora lá embaixo. Decida viver pelo que você é, e não pelo que espera, e verá que tudo ficará diferente aos seus olhos, pois não importa o que aconteça com as suas expectativas , não vão ser elas que vão te mover, mas sim o que há dentro de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desse texto?