domingo, 22 de janeiro de 2017

O erro de Ló





Semana passada , estava lendo sobre Ló e observando como foi triste o seu fim. Então fiquei refletindo o porquê de acontecer tudo isso com ele, pois aparentemente Ló temia a Deus , e foge ao meu entendimento crer que Deus desampara quem nEle confia. Então procurei entender melhor e mais a fundo sua história.

Ló era sobrinho de Abraão ou seja filho do irmão dele. E ao que parece Abraão tinha um enorme apreço por ele, ao ponto de levar somente ele consigo para desfrutar das promessas que Deus havia lhe prometido:

" Abrão partiu como o SENHOR lhe havia ordenado (...) levou consigo Sarai, sua mulher, e Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido (...) "( Gênesis 12.4-5 )

Esses são os primeiros versículos que Ló é citado na bíblia. Logo após disso Abraão desce ao Egito por causa da fome e fica por um tempo lá, mas por mentir para Faraó se desentende com ele e volta novamente a peregrinar sobre as Terras. E por ter se multiplicado os seus bens e os de Ló já não dava para ficarem juntos então tiveram que se separar:

" Por isso houve um desentendimento entre os pastores dos rebanhos de Abrão e os pastores dos rebanhos de Ló. (... )E Abrão disse a Ló: Não haja desentendimento entre mim e ti, nem entre meus pastores e teus pastores, pois somos irmãos. A terra toda não está diante de ti? Peço-te que te separes de mim. Se escolheres a esquerda, irei para a direita; se escolheres a direita, irei para a esquerda."( Gênesis 13.7,8,9 )

Então depois disso Ló escolheu as campinas do Jordão para morar e Abraão seguiu o lado oposto como prometera. Ló Foi morando de cidade em cidade até chegar a Sodoma. O povo dessa cidade era mau e perverso diante de Deus. Por isso depois de um tempo Deus mandou dois anjos para destruírem essas cidades : Sodoma e Gomorra.  Ainda morando em Sodoma, ficou no meio de uma briga de reis e foi seqüestrado juntamente a sua família. Quando Abraão ficou sabendo disso juntou 318 homens para resgatar a Ló e sua família.

"Quando Abrão soube que seu parente estava preso, levou seus trezentos e dezoito homens treinados, nascidos em sua casa, e perseguiu os reis até Dã."
( Gênesis 14.14 )

Passado o susto , Ló e sua família voltou a viver novamente naquela cidade. Até que os anjos da destruição chegam a Sodoma. Ló de pronto oferece abrigo, mas os homens daquela cidade eram tão pervesos que queriam abusar dos anjos. ( Pasmem com isso )

"Eles chamaram Ló e perguntaram-lhe: Onde estão os homens que entraram esta noite em tua casa? Traze-os aqui fora para nós, para que os conheçamos intimamente."
 ( Gênesis  19.5 )

Ló de pronto defendeu aqueles homens, oferecendo suas filhas no lugar. Mas revoltado eles o agrediram e ameaçaram invadir aquela casa, foi quando os anjos feriram os homens de cegueira e salvaram a Ló. Acredito eu que pela boa intenção dele os anjos mandaram ele sair daquela cidade e salvar sua vida e de seus familiares. Mas quando foi dizer sobre a destruição para os seus genros , eles riram e zombaram dele.

"Assim que Ló saiu, foi falar com seus genros, que iriam se casar com suas filhas, e disse-lhes: Levantai-vos, saí deste lugar, porque o SENHOR irá destruir a cidade. Mas seus genros achavam que ele estava brincando."  ( Gênesis 19.14 )

No outro dia os anjos tiraram Ló da cidade.

"Ao amanhecer, os anjos insistiam com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não morras no castigo da cidade. Porém ele se demorava. Então os homens pegaram pela mão a ele, sua mulher e suas filhas, sendo o SENHOR misericordioso com ele; e, tirando-o, deixaram-no fora da cidade." ( Genesis 19.15,16)

Mandaram ele ir para o monte , mas Ló pediu para que o mandasse para uma outra cidade próxima e assim os anjos concederam.

" Mas Ló respondeu: Ah, assim não, meu Senhor!Aqui perto há uma cidade, para a qual posso fugir; é uma cidade pequena. Permite que eu fuja para lá (ela não é pequena?), e salvarei a minha vida.  E ele respondeu: Também te atenderei a esse respeito, e não destruirei a cidade de que acabas de falar." ( Gênesis 19.18-21 )

No auge da destruição , sua mulher olhou para trás e virou uma estátua de sal, e por causa de Abraão, Deus se lembrou de Ló e salvou sua vida mais uma vez.

" Mas a mulher de Ló olhou para trás e transformou-se numa estátua de sal.(...) Aconteceu que, quando Deus acabou com as cidades da planície, lembrou-se de Abraão e tirou Ló do meio da destruição, ao devastar as cidades onde Ló havia habitado."  ( Gênesis 19.26,29)

Depois de tudo isso, Ló passou a viver nos montes e teve seu triste fim. Morando numa caverna com suas duas filhas grávidas dele.

Agora vamos refletir , aparentemente Ló era uma boa pessoa, tinha boas intenções em seu coração, se vivesse nos dias de hoje podíamos dizer até mesmo que ele era um cristão. Não é mesmo ? Mas o que causou a desgraça de Ló então ? Uma coisa muito importante : A falta de um relacionamento com Deus.

Você pode observar que a todo o momento, Ló precisava de alguém para interceder a Deus por ele , e sempre era Abraão.  A bíblia não relata em nenhum  momento que ele fez isso sozinho. Por que ele não sabia quem era Deus ? É lógico que não ! Ló , foi criado nos costumes de Abraão , pois viveu boa parte da sua vida com ele, é impossível Abraão ter escondido sua fé , seu bem mais precioso de alguém que ele mais amava. O problema foi que Ló não quis, acostumou a se apoiar na fé do seu tio, e sabia que ele estaria sempre ali para ajuda-lo , por isso não achou necessário se relacionar pessoalmente como Deus. E mais,  ele queria viver a vida do seu próprio jeito , não queria obedecer como Abraão fez. Quando o anjo mandou ele ir para um lado ele pediu para ir para o outro, quando o anjo pediu para que fugisse logo da cidade ele ficou enrolando ao ponto do anjo ter que " carregar ele no colo" para fora da cidade. Ou seja , ele sempre quis facilidade, por isso foi para Sodoma e colheu os frutos de tudo isso depois ao fim de sua vida.

Ló era completamente dependente do meio  que o cercava:  da família ( representada por Abraão) dos bens materiais ( quando viu Sodoma como um lugar bom para morar ) dos amigos ( quando dependeu dos anjos ) e dos seus próprios conselhos ( quando sempre decidia fazer o que queria ). Ele dependia de tudo e todos, menos do única capaz de mudar sua vida: DEUS! Se Ló tivesse um relacionamento pessoal com Deus , eu duvido que acabaria desse jeito horrível, pois Ele é justo. Deus não o guardou mais, pois sabia que o seu coração não era Dele, e no fundo só queria satisfazer as suas próprias vontades.

E quantos de nós não somos assim ? Dependemos da oração de um familiar ou amigo da igreja pela nossa vida; dependemos da pregação e interseção do pastor para nos sentimos melhor ; do conselho dos obreiros o tempo todo; da ajuda de um amigo para iniciar um negocio; do apoio dos pais para tomar qualquer decisão ; de estudar em uma boa escola para conseguir entrar em uma faculdade; ou até mesmo de encontrar um namorado para sermos felizes ? Condicionamos o tempo todo a possibilidade de realizar algo de bom as pessoas e  ao meio que estamos e isso esta completamente errado. Não quero dizer que tudo que citei acima é errado a se fazer, mas quando passamos a depender disso ou qualquer outra coisa isso sim é um problema.

Ter um relacionamento com Deus nos torna dependentes da única pessoa que pode nos ajudar , e quando a ajuda humana falhar ( o que acontece quase sempre ) Ele sempre terá a solução ideal , pois é Ele que faz as coisas se tornarem possíveis , ainda que pareçam que não .

Se Ló tivesse aprendido essa lição e deixado de olhar para as bênçãos que estava conquistando por causa do tio e olhasse para quem era o abençoador, veria que muito mais importante do que conquistar algo é conquistar a salvação , muito mais importante do que ser protegido por alguém ,e estar debaixo das asas do próprio Deus , e muito mais importante do que saber sobre Deus é conhecê-lo pessoalmente e depender Dele exclusivamente.

Para Ló não deu tempo de reconhecer tudo isso, mas você ainda pode ter um final feliz , o que acha de não seguir o exemplo de Ló?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desse texto?