quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

A criptonita da fé





Imagem relacionadaCriptonita, a tão famosa pedra que tira completamente as forças do superman nos filmes e nas histórias em quadrinhos. Quem nunca ouviu essa história e viveu a cena mais marcante do cinema, onde o superman se curva e se rende diante de alguém que carregava como trunfo uma pedrinha verde aparentemente tão inofensiva, mas que faz um estrago e tanto nele, levando-o a perder completamente suas forças.

Mas o que a história do superman tem a ver com a nossa fé?

É que cada um de nós possuímos essa criptonita, que nos enfraquece e nos faz perder a nossa fé. E ela é particular para cada pessoa. Nenhum outro super herói se enfraquece com a criptonita, só o superman, mas cada um deles tem o seu ponto fraco. Pega o cinto de utilidades do Batman pra ver se ele é alguma coisa rs

O nosso ponto fraco é a criptonita da nossa fé.

Há muitos exemplos de pessoas que eram de Deus e fizeram a diferença no passado, mas se renderam alguma vez a criptonita da sua fé.

Eva se rendeu a curiosidade de saber o que aconteceria de comesse do fruto proibido, Caim se rendeu a inveja que sentia do seu irmão por fazer as coisas certas, Noé a embriaguez, Cam seu filho se rendeu a fofoca, de contar a todos que seu pai estava nu na tenda, Abraão a mentira, quando teve medo de morrer no Egito e disse que Sara era sua irmã, Jacó ao engano, Ana a tristeza e depressão de não poder ter filhos, Davi ao adultério, Salomão a idolatria, e tantos outros que mesmo sendo um referencial de Deus, se renderam a algum ponto fraco que possuíam, enfraquecendo assim a sua fé.

E nos dias de hoje não é diferente, quantas não são as pessoas que caem e abandonam a presença de Deus? Pessoas cuja as quais eram referencias até para nós, e que de uma hora para outra se apagaram completamente ?

O motivo é exatamente esse, se renderam a criptonita da sua fé. Quanto mais tempo o superman fica exposto aquela criptonita, mais fraco ele fica, ao ponto de chegar a morrer se ficar ali permanentemente não é verdade? E conosco é da mesma forma, todo mundo sabe qual é o seu ponto fraco, onde o seu calo aperta. As vezes o que enfraquece a minha fé, não enfraquece a sua e vice versa. Porém a questão, não é ter um ponto fraco ou não, mas saber que ele existe e lidar com ele.

Quantas vezes  estando diante daquilo que nos enfraquece  ao invés de recuar vamos pra cima? Por parecer bobagem ignoramos muitas coisas que abatem a nossas a fé.  

Quanto a isso Jesus nos adverte :

“ Fugi da aparência do mal.” (1 tessalonissenses 5.22)  

Fugir da aparência, é perceber quando algo não vai ser bom e já se afastar de imediato, sem esperar te enfraquecer, e então depois de fraco  tentar correr, porque ai vai ser praticamente impossível. Se Eva tivesse focado nas palavras de Deus, ia ver que aquela curiosidade ia fazer mal a ela, mas por achar que não era nada demais se rendeu e colheu as conseqüências.

É preciso fugir de tudo aquilo que enfraquece a nossa fé, pois a fé é o que dá vida a nossa alma. E sem ela perdemos até a nossa salvação.

Por isso vigie, blinde seu ponto fraco, fuja do que te enfraquece, e fortaleça a sua fé.

“...fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.”  Efésios 6:10,11





2 comentários:

O que você achou desse texto?