sábado, 3 de fevereiro de 2018

21 passos rumo ao Espírito Santo: 10º Passo - Examine-se

10º passo

Examine-se

“Examinem-se para descobrir se vocês estão firmes na fé. Com certeza vocês sabem que Jesus Cristo está unido com vocês, a não ser que vocês tenham falhado completamente.” (2 Coríntios 13.5)

A bíblia não fala pergunte ao seu amigo, ao pastor ou um obreiro da igreja se está na fé, mas diz para examinar a si mesmo, ou seja, perguntar a si mesmo como você está diante de Deus.
É comum a gente receber perguntas do tipo, você está bem com Deus?
Mas o que analisar quando alguém te pergunta isso?

Estar bem com Deus é estar na fé, e estar na fé é não estar vivendo na prática do pecado, não estar na dúvida e nem estar sendo guiado pelos próprios sentimentos.

Sobre o pecado eu expliquei no 2º passo onde falo sobre a conversão. Mas dando um apanhado geral, pecar é ir contra os padrões de Deus, ir contra o que Ele define como certo. Quem é de Deus peca porque é falho, mas não vive na prática do pecado.

Resultado de imagem para examine-seSobre a dúvida, expliquei no 8º passo. Não alimente as incertezas, deixe a certeza da fé eliminá-la.

Ser guiado pelos sentimentos, é fazer a sua própria vontade, é colocar o seu coração acima da sua cabeça. Isso é a receita certa para o fracasso.
Siga a vontade de Deus que a realização do que você quer vai ser conseqüência.

A junção dessas três coisas nos faz estar bem com Deus: Não viver no pecado, na dúvida e negar a nossa própria vontade.

Dica do dia: Já estamos na metade do propósito, dez dias se passaram e como será que tem sido o seu empenho quanto a isso? Hoje quero que releia o 2º e o 8º passo, leia também 1 João 3.4-9 e examine-se. Veja se está na fé ou no café rs

Pegue um caderno e anote a resposta dessas perguntas (sem fazer cara feia rs é para o seu bem)

1-   Tenho colocado a Deus em primeiro e último lugar, e feito minha busca pela manhã e a noite? O que isso tem acrescentado na minha vida?
2-   Tenho procurado me converter das minhas atitudes erradas, ou preferi pular essa etapa? O que eu já consegui mudar até aqui?
3-   Consigo definir com clareza o que é o encontro com Deus e batismo com o Espírito Santo ? Ou Ainda tenho dúvidas sobre isso? Se tenho, o que vou fazer para resolver isso? Se não tenho, será que eu tenho buscado isso como prioridade na minha vida?
4-   Será que hoje entendo mais sobre o Espírito santo do que a dez dias atrás? Minhas atitudes tem mostrado de fato que quero Ele, ou tem provado ao contrário? Porque?
5-   Tenho procurado mudar no que Deus me pediu? Estou realmente vazio do mundo que eu trouxe dentro de mim, ou só o meu corpo físico não vive mais lá, mais o meu interior continua ainda com ranços e raízes que já existiam? O que vou fazer quanto a isso?
6-   O que eu aprendi na história que eu escolhi meditar? O que acrescentou na minha vida? Como tem sido a minha mente: fixa nas coisas de Deus ou tomada por maus pensamentos ainda?
7-   O que eu tenho feito para me envolver mais com a fé? O que isso tem mudado na minha vida?
8-   Ainda tenho dúvidas que me atrapalham a seguir adiante? O que eu posso fazer para mudar isso?
9-   Sua fé já está viva ou continua em estado de decomposição? Quais atitudes eu posso tomar para sempre estar trazendo vida a minha fé?

Que coisa chata ter que escrever e responder tudo isso né? Mas quando nós escrevermos podemos ver de uma forma muito mais clara os nossos próprios pensamentos e aquilo que está dentro de nós, e não há melhor forma de se avaliar olhando o que está dentro de você.

Guarde essa folha, e quando achar necessário releia para poder lembrar sempre o que tem que fazer, não deixe cair no mar do esquecimento. Trabalhe em cima de tudo isso que escreveu até conseguir mudar da forma que deseja. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desse texto?