quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Oportunidade ou dificuldade ?

Imagem relacionada


Tempos atrás na época que Jesus vivia aqui na terra, existiram dois homens , que tinham basicamente o mesmo problema, mas uma maneira de se portar totalmente diferente diante de suas debilidades. Enquanto um ao ouvir que Jesus ia passar clamou por misericórdia o outro mesmo falando pessoalmente com Jesus não conseguia deixar de olhar para as dificuldades.

“E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.
E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?
O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.”   João 5:5-7

Jesus não perguntou qual era a dificuldade daquele homem, apenas perguntou se de fato estava interessado em ser abençoado, e ao invés de dizer que queria ser curado, apresentou a Jesus suas dificuldades e desculpas para justificar a sua situação. Ignorou totalmente que era o próprio Jesus falando com ele, e porque sua mente estava tão fixa nos problemas que estavam ao seu derredor não conseguia enxergar que a solução da sua vida era Jesus que estava bem na sua frente.

“E depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando.
E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.
E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim.”   Marcos 10:46-48

Com Bartimeu a situação foi bem diferente, apenas ouviu falar de Jesus e já enxergou ali a oportunidade de mudar aquela situação da sua vida, mesmo com a multidão dizendo a ele para se calar, mais ele gritava, mais ele lutava pela sua benção, mais ele agia a sua fé. E o resultado disso foi ver Jesus o curando pela sua fé.

Ambos foram curados, tanto o enfermo de 38 anos quanto  cego Bartimeu, mas a diferença de resposta que o Senhor Jesus deu para eles, deixou claro que apenas um manifestou a sua fé:

Para o enfermo Jesus disse:

“ Levanta-te, toma o teu leito, e anda. Logo aquele homem ficou são.”                                                                                                                                                           João 5:8,9

E  para o cego Bartimeu, falou:

“ Vai, a tua fé te salvou.” Marcos 10:52

Jesus curou o enfermo por misericórdia, mas a Bartimeu pela sua fé. Forte não?

Por isso, analisemos: qual é a nossa posição diante dos nossos momentos difíceis? Olhamos apenas para Jesus e não deixamos de manifestar a fé, ou focamos nas dificuldades e esperamos pelo favor de alguém?

Jesus pode até ter curado aquele enfermo, mas como não foi através da fé dele , mas pela sua, lá na frente quando enfrentasse outro problema não saberia agir, pois sua fé era dependente de misericórdia alheia. Mas porque Bartimeu se entregou aquela fé com toda a sua alma, tenho certeza que depois daquele dia ele nunca mais foi o mesmo. Não só recebeu a cura, como também a salvação. 

Agora cabe você a decidir: Olhar para os problemas e ver a oportunidade de usar a sua fé ou fazer deles uma dificuldade para você parar. A escolha é sua, o que decide?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desse texto?