domingo, 22 de janeiro de 2017

O erro de Ló





Semana passada , estava lendo sobre Ló e observando como foi triste o seu fim. Então fiquei refletindo o porquê de acontecer tudo isso com ele, pois aparentemente Ló temia a Deus , e foge ao meu entendimento crer que Deus desampara quem nEle confia. Então procurei entender melhor e mais a fundo sua história.

Ló era sobrinho de Abraão ou seja filho do irmão dele. E ao que parece Abraão tinha um enorme apreço por ele, ao ponto de levar somente ele consigo para desfrutar das promessas que Deus havia lhe prometido:

" Abrão partiu como o SENHOR lhe havia ordenado (...) levou consigo Sarai, sua mulher, e Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido (...) "( Gênesis 12.4-5 )

Esses são os primeiros versículos que Ló é citado na bíblia. Logo após disso Abraão desce ao Egito por causa da fome e fica por um tempo lá, mas por mentir para Faraó se desentende com ele e volta novamente a peregrinar sobre as Terras. E por ter se multiplicado os seus bens e os de Ló já não dava para ficarem juntos então tiveram que se separar:

" Por isso houve um desentendimento entre os pastores dos rebanhos de Abrão e os pastores dos rebanhos de Ló. (... )E Abrão disse a Ló: Não haja desentendimento entre mim e ti, nem entre meus pastores e teus pastores, pois somos irmãos. A terra toda não está diante de ti? Peço-te que te separes de mim. Se escolheres a esquerda, irei para a direita; se escolheres a direita, irei para a esquerda."( Gênesis 13.7,8,9 )

Então depois disso Ló escolheu as campinas do Jordão para morar e Abraão seguiu o lado oposto como prometera. Ló Foi morando de cidade em cidade até chegar a Sodoma. O povo dessa cidade era mau e perverso diante de Deus. Por isso depois de um tempo Deus mandou dois anjos para destruírem essas cidades : Sodoma e Gomorra.  Ainda morando em Sodoma, ficou no meio de uma briga de reis e foi seqüestrado juntamente a sua família. Quando Abraão ficou sabendo disso juntou 318 homens para resgatar a Ló e sua família.

"Quando Abrão soube que seu parente estava preso, levou seus trezentos e dezoito homens treinados, nascidos em sua casa, e perseguiu os reis até Dã."
( Gênesis 14.14 )

Passado o susto , Ló e sua família voltou a viver novamente naquela cidade. Até que os anjos da destruição chegam a Sodoma. Ló de pronto oferece abrigo, mas os homens daquela cidade eram tão pervesos que queriam abusar dos anjos. ( Pasmem com isso )

"Eles chamaram Ló e perguntaram-lhe: Onde estão os homens que entraram esta noite em tua casa? Traze-os aqui fora para nós, para que os conheçamos intimamente."
 ( Gênesis  19.5 )

Ló de pronto defendeu aqueles homens, oferecendo suas filhas no lugar. Mas revoltado eles o agrediram e ameaçaram invadir aquela casa, foi quando os anjos feriram os homens de cegueira e salvaram a Ló. Acredito eu que pela boa intenção dele os anjos mandaram ele sair daquela cidade e salvar sua vida e de seus familiares. Mas quando foi dizer sobre a destruição para os seus genros , eles riram e zombaram dele.

"Assim que Ló saiu, foi falar com seus genros, que iriam se casar com suas filhas, e disse-lhes: Levantai-vos, saí deste lugar, porque o SENHOR irá destruir a cidade. Mas seus genros achavam que ele estava brincando."  ( Gênesis 19.14 )

No outro dia os anjos tiraram Ló da cidade.

"Ao amanhecer, os anjos insistiam com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não morras no castigo da cidade. Porém ele se demorava. Então os homens pegaram pela mão a ele, sua mulher e suas filhas, sendo o SENHOR misericordioso com ele; e, tirando-o, deixaram-no fora da cidade." ( Genesis 19.15,16)

Mandaram ele ir para o monte , mas Ló pediu para que o mandasse para uma outra cidade próxima e assim os anjos concederam.

" Mas Ló respondeu: Ah, assim não, meu Senhor!Aqui perto há uma cidade, para a qual posso fugir; é uma cidade pequena. Permite que eu fuja para lá (ela não é pequena?), e salvarei a minha vida.  E ele respondeu: Também te atenderei a esse respeito, e não destruirei a cidade de que acabas de falar." ( Gênesis 19.18-21 )

No auge da destruição , sua mulher olhou para trás e virou uma estátua de sal, e por causa de Abraão, Deus se lembrou de Ló e salvou sua vida mais uma vez.

" Mas a mulher de Ló olhou para trás e transformou-se numa estátua de sal.(...) Aconteceu que, quando Deus acabou com as cidades da planície, lembrou-se de Abraão e tirou Ló do meio da destruição, ao devastar as cidades onde Ló havia habitado."  ( Gênesis 19.26,29)

Depois de tudo isso, Ló passou a viver nos montes e teve seu triste fim. Morando numa caverna com suas duas filhas grávidas dele.

Agora vamos refletir , aparentemente Ló era uma boa pessoa, tinha boas intenções em seu coração, se vivesse nos dias de hoje podíamos dizer até mesmo que ele era um cristão. Não é mesmo ? Mas o que causou a desgraça de Ló então ? Uma coisa muito importante : A falta de um relacionamento com Deus.

Você pode observar que a todo o momento, Ló precisava de alguém para interceder a Deus por ele , e sempre era Abraão.  A bíblia não relata em nenhum  momento que ele fez isso sozinho. Por que ele não sabia quem era Deus ? É lógico que não ! Ló , foi criado nos costumes de Abraão , pois viveu boa parte da sua vida com ele, é impossível Abraão ter escondido sua fé , seu bem mais precioso de alguém que ele mais amava. O problema foi que Ló não quis, acostumou a se apoiar na fé do seu tio, e sabia que ele estaria sempre ali para ajuda-lo , por isso não achou necessário se relacionar pessoalmente como Deus. E mais,  ele queria viver a vida do seu próprio jeito , não queria obedecer como Abraão fez. Quando o anjo mandou ele ir para um lado ele pediu para ir para o outro, quando o anjo pediu para que fugisse logo da cidade ele ficou enrolando ao ponto do anjo ter que " carregar ele no colo" para fora da cidade. Ou seja , ele sempre quis facilidade, por isso foi para Sodoma e colheu os frutos de tudo isso depois ao fim de sua vida.

Ló era completamente dependente do meio  que o cercava:  da família ( representada por Abraão) dos bens materiais ( quando viu Sodoma como um lugar bom para morar ) dos amigos ( quando dependeu dos anjos ) e dos seus próprios conselhos ( quando sempre decidia fazer o que queria ). Ele dependia de tudo e todos, menos do única capaz de mudar sua vida: DEUS! Se Ló tivesse um relacionamento pessoal com Deus , eu duvido que acabaria desse jeito horrível, pois Ele é justo. Deus não o guardou mais, pois sabia que o seu coração não era Dele, e no fundo só queria satisfazer as suas próprias vontades.

E quantos de nós não somos assim ? Dependemos da oração de um familiar ou amigo da igreja pela nossa vida; dependemos da pregação e interseção do pastor para nos sentimos melhor ; do conselho dos obreiros o tempo todo; da ajuda de um amigo para iniciar um negocio; do apoio dos pais para tomar qualquer decisão ; de estudar em uma boa escola para conseguir entrar em uma faculdade; ou até mesmo de encontrar um namorado para sermos felizes ? Condicionamos o tempo todo a possibilidade de realizar algo de bom as pessoas e  ao meio que estamos e isso esta completamente errado. Não quero dizer que tudo que citei acima é errado a se fazer, mas quando passamos a depender disso ou qualquer outra coisa isso sim é um problema.

Ter um relacionamento com Deus nos torna dependentes da única pessoa que pode nos ajudar , e quando a ajuda humana falhar ( o que acontece quase sempre ) Ele sempre terá a solução ideal , pois é Ele que faz as coisas se tornarem possíveis , ainda que pareçam que não .

Se Ló tivesse aprendido essa lição e deixado de olhar para as bênçãos que estava conquistando por causa do tio e olhasse para quem era o abençoador, veria que muito mais importante do que conquistar algo é conquistar a salvação , muito mais importante do que ser protegido por alguém ,e estar debaixo das asas do próprio Deus , e muito mais importante do que saber sobre Deus é conhecê-lo pessoalmente e depender Dele exclusivamente.

Para Ló não deu tempo de reconhecer tudo isso, mas você ainda pode ter um final feliz , o que acha de não seguir o exemplo de Ló?

sábado, 14 de janeiro de 2017

Expectativas exageradas



Bem , estamos na segunda semana do novo ano, mas ainda é muito recente a virada de ano e me lembro assim como você perfeitamente desse dia. Não sei você, mas eu passei no melhor lugar do mundo: na Casa de Deus, talvez onde tenha passado também o considere assim. Mas não quero discutir aqui qual o melhor lugar , mas usar esse dia de exemplo para que entenda onde quero chegar. Mas porque se lembrar da virada ? Porque assim como eu, acredito que grande parte das pessoas depositam imensas expectativas para esse dia com tantos significados. São muitos preparativos: roupa, cabelo, com quem vamos estar, onde vamos estar , sapato, maquiagem, o que vamos comer na ceia ... E fora os preparativos mentais também : procurar ser uma nova pessoa no próximo ano, procurar um novo emprego, se dedicar mais aos estudos, a carreira, arrumar um namorado ( projeto mozão rs ), casar, ter um filho ... Enfim são muitas expectativas misturadas ao mesmo tempo, e vamos para aquela noite tão ansiosos como se ela carregasse alguma magia que poderá mudar a nossa vida em um piscar de olhos.

Só esquecendo que isso é totalmente impossível, pois a mudança não acontece da noite para o dia , ela é gradual e o responsável por ela somos nós. E essas expectativas exageradas que geramos são a receita certa para a frustração.


Se você observar somos assim para tudo: geramos expectativas para uma festa , para um primeiro encontro , para nosso aniversario, natal, feriado, primeiro dia na faculdade/escola , ate para uma ligação telefônica ! E com isso sempre esperamos que tudo saia de acordo com o que planejamos, que venha de encontro as nossas expectativas, mas como raramente isso acontece, pouco a pouco vai morrendo algo dentro da gente.

Falando um pouco de mim, eu sempre fui uma pessoa de altas expectativas para tudo ( ainda sou ) , e o meu aniversario era sempre o ápice de tudo. Como sempre busquei valorizar todos os meus amigos e dar o melhor para cada um nos seus aniversários, sempre esperava que fariam algo por mim no meu . Então contava mês a mês, dia a dia, o dia mais esperado da minha vida. E por eu esperar tanto de todos ao meu redor , não recebia nada, então mais um ano eu me frustrava, chorava, me sentia mau amada e que ninguém gostava de mim. Briguei feio com muitos amigos diversas vezes, ate de ficar sem falar por um tempo, por esquecerem o meu aniversario. Mas todo ano era a mesma coisa, sempre fazia igual, e a cada quebra de expectativas que eu tinha, a alegria do meu dia favorito ia sumindo, ate que chegou um tempo que eu não gostava mais desse dia, pois só me trazia tristeza e frustração. Ate que eu percebi então ,que não importava o que acontecesse, quem lembrasse de mim ou não , quem estivesse comigo ou quem não estivesse , nada podia mudar a graça de ter mais um ano de vida, por isso parei de criar expectativas irreais e não esperar nada , e foi ai que eu comecei a receber de uma forma como nunca recebi a anos.
Não quero dizer que é errado criar expectativas, ate porque é impossível na condição de humanos não tê-las. Mas não é agradável para nós  quando exagerados nelas. No ano novo sem perceber acabei cometendo o mesmo erro e me frustrando pela quebra de expectativas. E não foi uma situação agradável.

Por isso queria te dar um Conselho, para que decida não se deixar guiar por suas expectativas , se anime sim para um evento esperado, se planeje, mas não exagere nas expectativas , pois se acontecer tudo ao contrario do que esperava, você vai conseguir rir da situação.



Não deixe pouco a pouco os seus sonhos e projetos morrerem dentro de você por uma quebra de expectativas. Pois não é porque você não conquistou hoje o que queria que amanha não possa conquistar. Se tudo deu errado no dia mais esperado da sua vida, ao invés de se frustrar sorria, porque na próxima vai dar certo. Não morra aos poucos, se renove  a cada dia , sabendo que o melhor a de vir, não importa o dia , a hora ou o tempo, o que importa é que vai vir. Não deixe que sua alegria dependa de momentos e de expectativas a serem alcançadas, porque tudo isso passa é a emoção,  e ela é uma montanha russa que hora te põe la em cima e hora lá embaixo. Decida viver pelo que você é, e não pelo que espera, e verá que tudo ficará diferente aos seus olhos, pois não importa o que aconteça com as suas expectativas , não vão ser elas que vão te mover, mas sim o que há dentro de você.

sábado, 7 de janeiro de 2017

Por que você quer se casar ?



Se alguém te perguntasse hoje porque você quer se casar um dia , o que você falaria ?

Muitas pessoas diriam que gostariam de ser amadas pra sempre , outras porque gostariam de constituir uma família , aos amantes da alegria diriam que querem ser felizes e realizados e aos magoados com a vida ( acreditem , eles existem ! ) diriam que nem mesmo querem se casar.

Eu particularmente diria que são bons motivos, exceto dos magoados ( é claro ! rs ). Mas não bons o bastante para se explicar o que se esperar de um casamento.  Talvez moça , seu significado de ser amada é ter alguém que faça todas as suas vontades , seja romântico e te aceite como você é. Talvez rapaz constituir uma família para você , seja ter muitos filhos e uma casa cheia. E talvez para ambos, serem felizes, significa encontrar uma pessoa que o complete e seja do jeito que você sempre sonhou.

Bem , não sou eu quem deve julgar se estão certos ou errados em relação ao que esperam e planejam para sua vida amorosa. Mas gostaria de te fazer pensar mais sobre seus  motivos. Baseada nisso,  fiz uma rápida pesquisa para saber  o que as pessoas tem falado por aí sobre o casamento, e infelizmente vi que não são boas coisas. Mas felizmente encontrei algumas citações que farão você repensar nas suas propostas.

“Se você quer ser feliz, não case, mas se você quiser fazer o outro feliz, case.”(MASAHARU TANIGUCHI)

“Se você não é feliz antes de casar, provavelmente não será depois. Se não é completo antes do casamento, continuará incompleto depois. Casamento não é fábrica de felicidade, nem oficina de consertar pessoas infelizes.” (Namoro blindado)

Profundas não ? Acho que definem bem o sentido do casamento. Quando Deus "inventou" o casamento, não estava pensando de uma forma capitalista ( sistema de negocio onde apenas uma parte e beneficiada )eu creio , mas sim no sistema baseado no socialismo ( sistema de negócio onde as duas partes são beneficiadas de forma igual ). Ele não pensava em casamento como um negocio perfeito para Adão somente, mas numa parceria de direitos iguais entre ele e Eva. O que eu quero dizer com isso, é que seus objetivos para casar não podem ser para você mais sim para o outro. Enquanto você estiver vendo o casamento como um beneficio somente para você , nunca fará ele funcionar na sua vida, e esse é o principal motivo para a maioria dos divórcios( e do porque os magoados existem ). A velha desculpa do amor acabou é balela, para esconder a verdade de que ambos não estão mais dispostos a sacrificar um pelo outro.

Enquanto você achar que a qualidade da festa de casamento que vocês vão oferecer aos seus convidados é a prioridade em suas vidas durante o noivado, não estarão prontos para casar nunca. O real motivo que você deve ter para se casar, é a desejo de fazer alguém feliz, e não em ser feliz. Pois quando vemos a felicidade estampada no olhar de quem amamos é impossível nāo nos alegrarmos também.

Por isso entenda que , todos os seus desejos serão a recompensa da sua entrega ao outro. Sua família não começa com a chegada dos filhos, como muitos dizem, ela começa desde o dia que você diz sim no altar e aceita a pessoa que vai passar o resto da sua vida ao seu lado. Ser amado de volta é a recompensa quando nos damos para o outro sem egoísmos.

Por isso quando alguém te perguntar porque quer casar um dia, lembre-se do outro e não de si, casamento é ter alguém para crescer junto com você te ajudar a melhorar e a crescer como pessoa. Pois:

"O matrimônio é a doação de um para o outro, é o morrer para si próprio para que o outro esteja bem, para que o outro seja feliz. O “destaque” precisa ser sempre o outro."

Essa citação já diz tudo. Case para fazer alguém feliz e não para alcançar felicidade própria.