sábado, 30 de dezembro de 2017

Nacionalidade da fé


Hoje pela manhã meditando na palavra de Deus, li algo que muito me chamou atenção:

"Amados, exorto-vos como a peregrinos e estrangeiros a vos absterdes dos desejos carnais, que combatem contra a alma."
( 1 Pedro  2.11)

Peregrinos , são pessoas que não tem lugar fixo , seguem uma jornada constante , e por isso de tempos em tempos se deslocam por um lugar diferente.

Estrangeiros são aquelas pessoas que saem do seu país de origem e vão viver suas vidas em outro país.

Parando para analisar, pense, porque o Apóstolo Pedro usou esses dois exemplos para nos exortar a nos manter longe do pecado?

Porque assim como cada um de nós possuímos  uma nacionalidade original do país de onde nascemos, no mundo espiritual não é diferente.

Todo ser humano que nasce, carrega a sua nacionalidade carnal, o pecado entrelaçado em sua origem humana. E quando ouvimos falar de Jesus e nos rendemos a fé, passamos a viver como estrangeiros para o mundo e ganhamos uma outra nacionalidade espiritual, a nacionalidade da fé.

Um estrangeiro, passa a viver a cultura daquele lugar, absorve os costumes, cumpre as leis, ou seja, vive toda a sua vida baseada no novo país, pois aquilo que vivia outrora no seu país natal, não tem mais validade, serventia.

O problema é que muitos após receberem a nova vida prometida por Deus, para quem se entrega a Ele, acaba insistindo em viver baseado na sua natureza carnal, na sua velha vida, que assim como as leis de um país não se aplica a outro, viver dessa forma não se aplica aos da fé.

Por isso o Apóstolo Pedro, nos incita a nos abster da carne, como um estrangeiro, que abandona os costumes do seu próprio país.

E mais, como peregrinos, porque assim como eles não tem apego a nada, e caminham firmemente em cumprimento de sua jornada, temos que lidar com a nossa salvação .

Quantos até hoje não foram os que retrocederam na fé por não querer abrir mão da sua vontade ? Do seu eu ? Do seu jeito?

Nos comparar a um peregrino, nos remete a exatamente isso, ao desapego a tudo aquilo que possa prejudicar a nossa jornada da salvação. Um peregrino não tem luxo, dorme de favor, se alimenta do que tem, e nem por isso é menos feliz por isso, pois ama a vida que leva, e o seu foco não está nas coisas que está abandonando, mais sim na garantia de cumprir bem a sua jornada.

Por isso pense, será que você tem sido um estrangeiro e peregrino da fé?

As vezes você se sente tão em desvantagem na luta contra a sua carne, mas não vê que tem andado nos costumes da sua velha vida e ainda não abraçou por completo a sua nova nacionalidade da fé.

Enquanto como um peregrino, você não for firme na sua jornada, decidindo abrir mão de tudo que a atrapalha, olhando sempre para a salvação e jamais focando naquilo que tem aberto mão, as vontades da carne sempre vão te dominar.

Examine- se, reveja seus conceitos e veja o que tem faltando para assumir e viver de fato e de verdade a sua fé. Não exite em abrir mão do mínimo ou máximo que for, pois no final a sua recompensa será eterna: a salvação.

"Mas esforçai-vos, e não enfraqueçam as vossas mãos; porque a vossa obra terá recompensa." (2 Crônicas 15.7)



quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

A criptonita da fé





Imagem relacionadaCriptonita, a tão famosa pedra que tira completamente as forças do superman nos filmes e nas histórias em quadrinhos. Quem nunca ouviu essa história e viveu a cena mais marcante do cinema, onde o superman se curva e se rende diante de alguém que carregava como trunfo uma pedrinha verde aparentemente tão inofensiva, mas que faz um estrago e tanto nele, levando-o a perder completamente suas forças.

Mas o que a história do superman tem a ver com a nossa fé?

É que cada um de nós possuímos essa criptonita, que nos enfraquece e nos faz perder a nossa fé. E ela é particular para cada pessoa. Nenhum outro super herói se enfraquece com a criptonita, só o superman, mas cada um deles tem o seu ponto fraco. Pega o cinto de utilidades do Batman pra ver se ele é alguma coisa rs

O nosso ponto fraco é a criptonita da nossa fé.

Há muitos exemplos de pessoas que eram de Deus e fizeram a diferença no passado, mas se renderam alguma vez a criptonita da sua fé.

Eva se rendeu a curiosidade de saber o que aconteceria de comesse do fruto proibido, Caim se rendeu a inveja que sentia do seu irmão por fazer as coisas certas, Noé a embriaguez, Cam seu filho se rendeu a fofoca, de contar a todos que seu pai estava nu na tenda, Abraão a mentira, quando teve medo de morrer no Egito e disse que Sara era sua irmã, Jacó ao engano, Ana a tristeza e depressão de não poder ter filhos, Davi ao adultério, Salomão a idolatria, e tantos outros que mesmo sendo um referencial de Deus, se renderam a algum ponto fraco que possuíam, enfraquecendo assim a sua fé.

E nos dias de hoje não é diferente, quantas não são as pessoas que caem e abandonam a presença de Deus? Pessoas cuja as quais eram referencias até para nós, e que de uma hora para outra se apagaram completamente ?

O motivo é exatamente esse, se renderam a criptonita da sua fé. Quanto mais tempo o superman fica exposto aquela criptonita, mais fraco ele fica, ao ponto de chegar a morrer se ficar ali permanentemente não é verdade? E conosco é da mesma forma, todo mundo sabe qual é o seu ponto fraco, onde o seu calo aperta. As vezes o que enfraquece a minha fé, não enfraquece a sua e vice versa. Porém a questão, não é ter um ponto fraco ou não, mas saber que ele existe e lidar com ele.

Quantas vezes  estando diante daquilo que nos enfraquece  ao invés de recuar vamos pra cima? Por parecer bobagem ignoramos muitas coisas que abatem a nossas a fé.  

Quanto a isso Jesus nos adverte :

“ Fugi da aparência do mal.” (1 tessalonissenses 5.22)  

Fugir da aparência, é perceber quando algo não vai ser bom e já se afastar de imediato, sem esperar te enfraquecer, e então depois de fraco  tentar correr, porque ai vai ser praticamente impossível. Se Eva tivesse focado nas palavras de Deus, ia ver que aquela curiosidade ia fazer mal a ela, mas por achar que não era nada demais se rendeu e colheu as conseqüências.

É preciso fugir de tudo aquilo que enfraquece a nossa fé, pois a fé é o que dá vida a nossa alma. E sem ela perdemos até a nossa salvação.

Por isso vigie, blinde seu ponto fraco, fuja do que te enfraquece, e fortaleça a sua fé.

“...fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.”  Efésios 6:10,11





sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Fica tranquilo!

Imagem relacionada
A verdade é, que ninguém está preparado para passar por um momento difícil. Por mais que se sinta forte hoje se eu te oferecer alguns problemas para você resolver, é obvio que não querer rs

Pois é , o lance é que a vida não é como trocar de canal na TV onde você pode escolher o que assistir, e se estiver chato ou desagradável você pode trocar. ( Bom seria se isso fosse possível rs ) Ela é, como você escolher um filme para assistir no cinema, sempre uma supresa! Ao passo que pode ser o melhor filme que já viu,ou então ser o mais insuportável de todos. E tem como devolver o ingresso no meio do filme e pegar seu dinheiro de volta ? Claro que não, ou você assiste mesmo sendo desagradável , ou você desiste no meio do filme e joga seu dinheiro pelo ralo. Tudo depende da sua escolha e no nosso dia a dia não é diferente.

Cada dia que nasce traz consigo essa essência encoberta que no desenvolver das horas vai se revelando aos poucos . Quando a essência daquele dia é boa, ótimo, mas e quando somos pegos por situações um tanto complicadas? O que fazer?

Ao invés de pensar no que fazer, vamos pensar no que não fazer quando se deparar com um problema.

Há milhares de anos atrás, houve um povo que errou exatamente fazendo tudo o que não era pra ser feito, na ânsia de resolver suas dificuldades. E nem preciso dizer, que o fim deles foi desastroso. Esse povo era Israel , que ao receberem a promessa da Terra prometida que seria dada por Deus exultaram de alegria, mas ao se depararem com as dificuldades de passar pelo deserto fraquejaram nas suas atitudes. Murmuraram, adoraram outros deuses, se prostituiram e tentaram a Deus cobiçando tudo que ele abominava (1 Coríntios 10.6-10)

Mas todos esses deslizes aconteceram apenas por um motivo: se prostraram no deserto.

“Mas Deus não se agradou da maioria deles, pelo que ficaram prostrados no deserto.“ (1 Coríntios 10.5)

Se prostrar significa cair diante de algo, se abater, enfraquecer, esmorecer. O povo errou em suas atitudes porque deixou ser vencido pelas dificuldades.

A questão não é passar por um problema ou não, a questão é de que forma você vai passar por ele. E a maneira que passar determinará o fim que terá.

Todo mundo passa pelo seu deserto, passa por problemas que parecem ser maior do que a sua própria capacidade de suportar, são coisas inevitáveis.

Mais jamais se esqueça que:

"Não veio sobre vós nenhuma tentação que não fosse humana. Mas Deus é fiel e não deixará que sejais tentados além do que podeis resistir..." (1 Coríntios 10.13)

Por isso se passamos por determinadas situações é porque Deus sabe que podemos vencê-las,  não se prostre. Não olhe o seu problema de baixo pra cima de forma que pareça muito maior que você, mas de cima pra baixo, porque o Deus que esta contigo é maior do que qualquer coisa.

Não se abata, não deixe a tristeza, a dor e o sofrimento te vencer, ditar quem você é. Combata-os com a fé, apego e confiança na única pessoa que pode fazer algo por você: Deus.

Pois ele disse que:

"... juntamente com a tentação providenciará uma saída, para que a possais suportar."(1 Coríntios 10.13)

Busque essa saída nEle. Fica tranquilo,você consegue carregar esse fardo, que  lá na frente será trocado por uma alegria duas vezes maior que ele.

E tenho certeza que essa dificuldade vai passar e vai sorrir como se nada tivesse acontecido.

Não se prostre! Confie!

Ps: Abaixo deixo uma música que tem o título do texto como nome , medite nessa letra e deixe Deus falar com você.



https://www.youtube.com/watch?v=xZOpUtBHA2U