segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Adestrando a carne

Resultado de imagem para adestrar



Esses dias estive pensando sobre as vontades da carne, como são intensas e difíceis de serem controladas. Em uma das minhas orações , vinha pedindo a Deus, que pudesse me ajudar a fazer um “adestramento” da minha carne, para que se tornasse mais fácil e eu errasse menos nas minhas atitudes. Então Ele me lembrou do seguinte versículo:

"Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia procederes mal, eis que o pecado jaz a porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo"(Gênesis 4.7)

                                           “mas a ti cumpre dominá-lo”

                                        A carne não se adestra, se domina.

Adestrar significa ensinar, educar preparar e tornar hábil para algo. Quando adestramos um cachorro, ele aprende tudo o que queremos que ele faça – pula –deita –rola –senta - faça xixi e coco no lugar certo – Pronto! Acabou o nosso problema com ele, pois aprendeu o que tem que fazer, e não nos dará mais trabalho. Mas com a nossa carne não é assim. A natureza dela é extremamente corrupta ,  nunca irá aprender a obedecer a Deus, pois está corrompida para sempre desde o éden.  É preciso dominá-la.

Quando você sai para passear com um cachorro na rua de coleira, toda vez que um outro cachorro se aproxima dele qual é a sua reação? Late, faz força para ir para cima do outro, te puxa, chora, e você tem que ser firme com ele,  encurta a coleira até passar daquele episódio. Só que , se na próxima esquina aparecer outro, a reação dele será a mesma, pois essa é a natureza dele, você sempre terá que estar dominando e o controlando para que tenha um passeio saudável, livre de contratempos. Assim é a nossa carne, toda vez que estiver perto do pecado, lutará contra nós para que venhamos ceder, e a nossa reação, deve ser sempre “puxar a coleira espiritual “ e colocar ela no seu devido lugar.

Quando entendemos isso, passamos a ver as nossas reações de uma forma diferente. Sempre vamos ter que lutar contra alguma coisa que quer nos afastar de Deus, uma tentação, um sentimento, uma  vontade, e isso vai ser até a volta de Jesus ou enquanto tivermos dentro desse corpo corrompido.

E Deus, sempre estará do nosso lado para nos ajudar nisso.

"Adestrei e fortaleci os seus braços; no entanto maquinam contra mim." (Oséias 7.15)

Não é possível adestrar a nossa carne, mas sim as nossas atitudes. Deus já deixou na sua palavra todos os ensinamentos para vencermos a nossa carne.  Lá nos diz que temos que depender Dele, sempre estar aos seus pés, colocar a nossa vida em seu altar, nos entregar, essa é a receita que se seguirmos, estaremos fortalecidos nessa guerra espiritual. Cada pregação que ouvimos, cada detalhe da fé que aprendemos é Deus nos “adestrando” e fortalecendo para dominarmos a nossa carne.

No entanto , com tudo isso , muita das vezes ainda  “maquinamos o mal” , ou seja cedemos a vontade da nossa carne. Temos que vigiar muito com isso.

Deus já nos ensinou o que temos que fazer para dominar a nossa carne, por isso cabe a cada um de nós se privar de maquinar o mal, se privar de fazer a sua vontade, de se inclinar para sua carne, e ter a humildade necessária para estar sempre aos pés de Deus, inserida nesse adestramento espiritual, que nos ajudará a seguir nessa caminhada rumo a salvação.






sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Como você tem servido a Deus ?

Imagem relacionada


"Servi ao Senhor com alegria.."
( Salmos 100.2)

Como você tem servido ao seu Senhor? Com alegria ou por obrigação? Quando gostamos de fazer algo fazemos com alegria, leveza, e não como um peso. Tudo que se torna um peso para nossa vida, passamos a fazer por obrigação e isso não surte nenhum efeito positivo para nós e nem para quem estamos fazendo. 

Você gostaria que alguém te amasse por obrigação? Que aceitasse, namorar, casar com você porque foi obrigado a isso? Ou que  fosse seu amigo por obrigação?

Eu não gostaria, e acredito que você também não. 

Todos nós queremos ser amados, e que as pessoas façam algo por nós porque querem e não porque são obrigadas a isso. 

Deus é da mesma forma. Não quer que façamos algo para Ele obrigados, mas de coração. 

Como e porque temos feito a sua obra ? Para agradar ao pastor? Para mostrar que estamos bem? Para sustentar "um cargo", uma aparência ? Nada disso é amor, e nada disso remete a servir ao Senhor com alegria.

Ainda hoje pergunte a Deus: Como eu tenho te servido?  
Dá tempo de voltar a alegria das primeiras obras, e se nunca teve passar a ter de hoje em diante.

Deus abençoe !