quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Os 4 tipos de cristãos

 


"FOI, pois, Jesus seis dias antes da páscoa a Betânia, onde estava Lázaro, o que falecera, e a quem ressuscitara dentre os mortos.

Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. 

Então Maria, tomando um arrátel de unguento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do unguento.

Então, um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão, o que havia de traí-lo, disse:

Por que não se vendeu este unguento por trezentos dinheiros e não se deu aos pobres?

Ora, ele disse isto, não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava.

Disse, pois, Jesus: Deixai-a; para o dia da minha sepultura guardou isto;

Porque os pobres sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes." ( João 12.1-8) 

Nessa passagem quatro pessoas se destacam e representam os quatro tipos de pessoas que estão na igreja: Lázaro, Marta, Judas Iscariotes e Maria

"Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele" 

Quem senta-se a mesa, é para ser servido e não para servir. Jesus havia feito um grande milagre na vida de Lázaro , dias antes dessa Ceia , havia o ressuscitado. Lázaro era grato com certeza, mas a sua gratidão não o impulsionava a servir Jesus, somente a receber. Pelo milagre que recebeu, naturalmente deveria estar servindo o Senhor Jesus e não sentado a mesa com Ele. 

Assim , são muitas pessoas que estão na igreja. O Senhor Jesus já fez tanto por Ela, realizou tantos milagres, deu tantos livramentos, mas mesmo assim ela não se coloca na posição de servir a ele. Continua preocupada com a sua própria vida, seus próprios interesses, na igreja ela não quer dar ao próximo o que recebeu, não faz parte de nenhum grupo, só que ir nas reuniões para receber , sem ao menos se preocupar em dar. 

"Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia"

Já Marta, tinha uma postura totalmente diferente dele, o prazer dela estava em servir e não em ser servida. Mas Marta não era equilibrada nesse sentido, raramente parava para prestar atenção nos ensinamentos do Senhor Jesus, porque estava sempre ocupada com muitas coisas.

"Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.

E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e preocupada com muitas coisas, mas uma só é necessária;" ( Lucas 10.40-41) 

E por conta disso, o Senhor Jesus tinha dificuldade de fazer ela entender as suas palavras:

"Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias. Disse-lhe Jesus: Não te tenho dito que, se creres, verás a glória de Deus?" ( João 11.39-40) 

Não entendeu que Jesus tinha todo o poder para ressuscitar o seu irmão, por isso foi a primeira a questionar, mesmo Jesus afirmando que se ela cresse veria a glória de Deus, duvidou. 

Assim temos muitas pessoas na igreja. Pessoas que são servas, dão a sua vida pelos interesses de Jesus, são pau para toda obra, o que pedir pra ela faz , sem reclamação, porque é um prazer para ela servir ao Senhor Jesus e agradecê-lo por tudo que lhe tem feito. Mas essa não é a principal característica que Deus procura em alguém. 

"Então, um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão, o que havia de traí-lo, disse: Por que não se vendeu este unguento por trezentos dinheiros e não se deu aos pobres?"

Judas roubava a Deus, por isso foi o primeiro a reclamar, porque aquele dinheiro foi direto para o altar que era Jesus e não passou pela bolsa para ele poder pegar. 

Assim são muitos na igreja, roubam a Deus, não devolvem o dizimo e as ofertas e são os primeiros a reclamar de tudo que não tem , porque falta isso, porque falta aquilo., mas ela mesmo não dá aquilo que deveria dar. Na igreja sempre vamos encontrar esse tipo de pessoa, que critica tudo e a todos, porém aqueles que criticam são sempre aqueles que não fazem o que deveria ser feito. 

"Então Maria, tomando um arrátel de unguento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou lhe os pés com os seus cabelos;" 

Maria estava extremamente grata pelo que o Senhor Jesus havia feito na sua vida, se não fosse Ele aquela Ceia nunca aconteceria , pois seu irmão ainda estaria morto. Maria entendeu que nada do que ela tinha valia mais do que a presença do Senhor Jesus ali, por isso não se importou com o valor do perfume, apenas em como poderia retribuir tudo que Ele havia lhe feito. Mas essa atitude de Maria só aconteceu por cousa de uma coisa: 

"E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.

Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.

E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e preocupada com muitas coisas, mas uma só é necessária;

E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada." ( Lucas 10.39-42) 

Maria prestava atenção na palavra e absorvia tudo o que Jesus dizia, e esta palavra lhe converteu lhe dando a boa parte que não lhe foi tirada, portanto, nada mais importava na vida de Maria a não ser agradar aquele que lhe concedeu esse privilégio. 

Jesus procura dentro na igreja, cristãos como Maria, que por gratidão ao que Ele lhe tem feito tem-lhes dado sua vida, o seu tudo, não financeiramente apenas, mas em todos os sentidos. É aquela pessoa que se entrega de corpo ( seus desejos carnais) alma ( seus sonhos, planos, sentimentos) e espírito ( toda a sua mente ) , disso que Deus se agrada. 

Só sacrifica para Deus em todos os sentidos, aquele que foi convencido pela palavra e entendeu que Jesus é mais importante e mais precioso do que qualquer coisa nessa vida e nos proporciona o maior presente que ninguém pode nos dá, que é a nossa salvação.

Então, analisando a sua vida hoje, quem você tem sido : 

Lázaro, quer apenas receber de Deus e não se importa em dar 

Marta, é um bom servo, mas hesita em sacrificar 

Judas, só sabe criticar e reclamar de tudo 

ou Maria, tem escolhido a boa parte todos os dias ? 

A escolha é sua, ainda há tempo de mudar! 


Obs: Pregação realizada pelo pastor, na Escola da Fé 

sexta-feira, 9 de abril de 2021

A origem do pecado

 


"Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte." Tiago 1:13-15

Concupiscência: Ambição ou desejo desmedido por bens materiais e/ou sensuais.
Ganância por poder, dinheiro; cobiça.

Vemos que cobiça é uma palavra sinônima de concupiscência.

          Cobiça: Ambição; desejo desmedido pelo poder, dinheiro, bens materiais, glórias etc.: Obstinação; desejo intenso de conseguir algo.

Se pudermos resumir a origem do pecado em uma palavra seria exatamente essa: COBIÇA.

Cobiçar é querer uma coisa de maneira muito intensa, não se refere estritamente a relacionamentos amorosos ou prazeres da carne como muitos pensam, mas engloba tudo no geral.

Vamos a um exemplo simples: Você passa em frente a uma loja e vê uma roupa que lhe agrada, você decide entrar e ver mais de perto, experimentar... Porém comprar aquela roupa está fora do seu orçamento, e comprá-la te trará uma dívida. Você vai embora, mas aquela roupa fica na sua cabeça, você se imagina com ela em diversas situações, então decide voltar a loja dias depois e comprá-la. Você cedeu a sua cobiça.

Ninguém é tentado por aquilo que não lhe agrada, pois que motivação haverá de ter aquilo para você? Por isso Deus diz que toda tentação vem da nossa própria cobiça. Não é Ele que Faz a gente querer algo e sentir-se tentado em conseguir aquilo, mas a nossa natureza humana.

Olhando para sua vida hoje,  o que você tem cobiçado? O que tem desejado dentro de você?

Descansar ? Prosperar? Se relacionar com uma pessoa? Casar? Ter uma posição na obra de Deus? Comprar algo? Fazer uma faculdade? O que?

Note que nenhuma das coisas citadas acima, é pecado, mas se isso deixa de ser uma vontade simples em você e se torna uma cobiça, já se tornou a origem de um pecado, e se você não cortar desde já essa raiz de cobiça, ela vai crescer e dar a luz ao pecado e depois o pecado gerará a morte em você.

Então como vencer e evitar que um desejo simples se torne uma cobiça?

Inclina o meu coração aos teus testemunhos, e não à cobiça.” Salmos 119:36

Inclinar: Curvar-se, abaixar-se: inclinar-se diante de alguém. Submeter-se:.Confessar-se reverente:

Se inclinar aos testemunhos do Senhor é se submeter a sua palavra, ser humilde, reconhecer diante Dele as suas cobiças e pedir ajuda para mudar. Sem humildade não alcançamos nada de Deus.

“Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.”
Romanos 8:5,6

 

Incline-se para as coisas do Espírito. Essa é a receita certa para evitar cultivar cobiças dentro de você e conservar a sua alma longe do pecado!