segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Obedeça, sem olhar as circunstâncias - Rute Capítulo 3

 



CAPÍTULO 3


📌Rute era ousada, discreta e corajosa

📍Se sair no meio da noite , se deitar aos pés de um homem e pedir ele em casamento não for coragem , não sei o que é kkk

📍Olha o que o comentário do Bispo diz sobre esse versículo:

“E disse ele: Quem és tu? E ela disse: Sou Rute, tua serva; estende pois tua capa sobre a tua serva, porque tu és o remidor.” (Rute 3.9)

3.9: Estender a capa. O pedido de Rute foi direto. Cobrir uma mulher com o próprio manto simbolizava casamento. Essa atitude indicava que aquela mulher permaneceria coberta para todos, com exceção do seu marido.

Em outras palavras : Boaz você quer casar comigo? (Não sei se teria a mesma coragem kkk )

Acredito que para ela ter feito tudo isso, ela já gostava de Boaz , e a sogra dela percebeu isso, por isso aconselhou dessa forma, ela não falaria para ela se casar com alguém que não gostasse, não seria justo.

📍Mais que isso, acredito que desde aquele dia que eles se viram a primeira vez e ele disse para ela não sair do seu campo rolou um clima ali, mas não passou disso, um já gostava do outro, porém Boaz pelas suas palavras dá para ver que ele estava meio inseguro em relação a ela, não tinha certeza se ela sentia o mesmo que ele:

“E disse ele: Bendita sejas tu do Senhor, minha filha; melhor fizeste esta tua última benevolência do que a primeira, pois após nenhum dos jovens foste, quer pobre quer rico.” (Rute 3.10)

Ele não sabia se ela queria ele ou outro que estava naquela cidade, por Rute sempre manter a discrição, acredito que não ficava claro os sentimentos dela. Ela não se ofereceu para ele em nenhum momento, mesmo achando que ele gostava dela já, ela se manteve discreta. E esse versículo mostra como ele ficou imensamente feliz por ter sido escolhido por ela.

📍E esse chove e não molha durou um bom tempo, porque olha o que fala esse versículo:

“Assim, ajuntou-se com as moças de Boaz, para colher até que a sega das cevadas e dos trigos se acabou; e ficou com a sua sogra.” ( Rute 2.23)

Pesquisando aqui, vi que a colheita do trigo e da cevada durava sete semanas em Israel, depois vinha a festa da colheita para eles agradecerem a Deus , e pegava de abril a maio. Ou seja , sete semanas convivendo , um gostando do outro e nada acontecia.

Talvez além da insegurança Boaz fosse um pouco tímido, o que poderia explicar também ele ser um homem mais velho e não ser casado. Então Deus viu que tinha que fazer algo, se ele não tomava iniciativa ia ter que ser por ela, por isso inspirou a Noemi a aconselhá-la dessa maneira.

📍Mas antes que ela viesse a agir, Deus mostrou que não tinha que ser na força do braço, mas sim pela fé, embora fosse uma atitude completamente ousada , ela tinha que estar na fé para dar certo:

“Lava-te, pois, e unge-te, e veste os teus vestidos, e desce à eira; porém não te dês a conhecer ao homem, até que tenha acabado de comer e beber.” ( Rute 3.3)

Se tiver alguma coisa do seu passado dentro de você retire, limpe seu coração. Peça a direção de Deus, se unja com a sua fé. Faça o seu melhor, não vá de qualquer jeito, escolha o seu melhor vestido, faça dar certo.

Tudo tinha que dar certo primeiro dentro de Rute, para depois ela exteriorizar tão em sincronia tudo quanto fez. Foi algo de dentro para fora.

📍Rute era uma Mulher V

“Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseste te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa.” ( Rute 3.11)

Naquele período que conviveram juntos, Boaz pode perceber que Rute era uma mulher virtuosa, e olha que a mãe de Salomão nem tinha escrito ainda sobre a mulher V , e Rute já tinha essas características dadas pelo próprio Deus, quando ela decidiu abraçar essa fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desse texto?