terça-feira, 9 de julho de 2019

Os três tipos de pessoas

Imagem relacionada

“Morreu Harã na terra do seu nascimento em Ur dos Caldeus, estando Tera seu pai ainda vivo....Tomou Tera a Abrão, seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai, sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu como eles de Ur dos Caldeus, para ir à terra de Canaã, foram até Harã e ali ficaram. E, havendo Tera vivido duzendos e cinco anos ao todo, morreu em Harã.” ( Gênesis 11.28,31-32)


Aqui nesse versículo podemos observar três tipos de pessoas
Harã, irmão de Abraão; Tera Pai de Abraão e o próprio Abraão.

A diferença entre eles está em sua atitude.

Harã, morreu em Ur dos Caldeus terra do seu nascimento. Ur dos Caldeus podemos dizer que é o mundo, costumes antigos que trazemos conosco antes de conhecer a Deus, e que ás vezes sem perceber ainda temos alimentado dentro de nós.
A pessoa que age como Harã não gosta de mudar, de sair da sua zona de conforto. Mesmo que as coisas não estejam saindo como ela deseja, prefere se manter na mesma rotina, no mesmo emprego, no mesmo relacionamento destruído, no mesmo problema familiar. Não tem pulso para tomar uma atitude para mudar aquela situação. São pessoas que embora dentro da igreja, não conseguem crer na promessa, lutam pela sua salvação, mas não creem nas bênçãos de Deus em vida.  Sabem que servem a um Deus grande, mas carregam as limitações do velho eu dentro de si: dúvida, incredulidade, insegurança. E infelizmente são aquelas que entra ano e sai ano, sempre estarão de pé batendo palmas para o testemunho dos outros, e nunca subirão ao altar para contar o seu próprio testemunho, pois não creem no que Deus pode fazer em suas vidas.

Tera, saiu de Ur dos Caldeus com  a intenção de ir para canaã, mas morreu em Harã, a cidade que encontrou pelo caminho. Harã, significa acomodação, provavelmente como a viagem era longa. pararam para descansar naquela cidade, e lá Tera se distraiu com muitas coisas, sem ver o tempo passar, parou no meio do caminho.
A pessoa que age como Tera, começa bem a sua jornada como ele começou, com fé para alcançar os seus objetivos, e dão os seus primeiros passos rumo a Canaã, recebem um milagre aqui, uma benção ali, e a melhora de sua vida ao invés de fortalecer e impulsionar a sua fé, vai levando ela cada vez mais para  uma acomodação espiritual, e lá já não conseguem ouvir a voz de Deus. Quantas não são as pessoas que começam bem na sua caminhada, mas as distrações as tiram do caminho? Os problemas param a sua fé. Começaram com a boa intenção, mas o que encontrou no caminho a faz parar e alguns casos até retroceder. São aquelas pessoas que vivem da “glória do passado” , nada acontece de novo em suas vidas, se apoia em antigos testemunhos para mostrar que é de Deus, em antigas experiências espirituais para dizer que está bem, mas nada novo acontece com ela e assim como aquela igreja em apocalipse Deus está a ponto de vomitá-la de sua boca, pois tem sido morna na sua fé.   

Abraão, partiu e chegou até Canaã, a terra que foi prometida por Deus aos seus descendentes. Canaã, é onde todos nós queremos chegar, a conquista da benção, do milagre, de tudo aquilo que é nosso desejo.
Quem é como Abraão nunca para de lutar, não é acomodado, não tem medo de mudanças, não é apegado ao seu “jeito de ser”, está sempre pronto para deixar tudo e seguir, seja para onde for, não questiona a voz de Deus, não duvida da promessa, não fica apegado a tempo e condições naturais. Crer cem por cento na promessa por isso se lança no altar, não tem medo do que pode acontecer ou do que pode não receber, mas o seu maior desejo estar em  agradar a Deus, por isso vive de fé em fé, de sacrifício em sacrifício e a obra de Deus nunca para na sua vida. Cada dia é uma experiência nova com Ele, um novo aprendizado com o espírito Santo, não se apóia no que fez lá trás, mas vive pelo hoje e agora. Segue todos os dias crendo e confiando, que se ainda não deu certo hoje, uma hora vai dar. E mais cedo ou mais tarde vai alcançar a promessa, porque Aquele em quem tem crido e depositado toda a sua fé , não falha!

E você, qual tipo de pessoa tem sido?


Um comentário:

O que você achou desse texto?